TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina de Liderança e Processos de Gestão - Cirque du Soleil

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Pedro Paulo do Nascimento Verçosa

Trabalho da disciplina de Liderança e Processos de Gestão

Tutor: Marcelo Camacho Silva

Fortaleza/CE[pic 3]

2016[pic 4]

Estudo de Caso:

Liderança e Processos de Gestão

Cirque du Soleil

REFERÊNCIA: DELONG, Thomas J.; VIJAYARAGHAVAN, Vineeta. art. "Cirque du Soleil" in Harvard Business School, 2006 (405-P01)

        O estudo de caso apresenta a história do Cirque Du Soleil. O texto está dividido com as seguintes partes: a história do produto, a experiência dos artistas, o desafio, a experiência dos funcionários, a vida nas turnês, a experiência dos clientes, a vida no escritório central e finaliza com os problemas e planos. A empresa foi criada em 1984 por uma trupe de artistas que se apresentavam nas ruas de uma pequena cidade do Canadá. Tiveram sempre em mente a realização de espetáculos que ninguém faz. Hoje, a companhia conta com uma grande estrutura organizacional, com sede na cidade de Montreal, no Canadá, e viajam todos os continentes encantando o público com seus espetáculos.

        A proposta circense do Cirque Du Soleil foi seu grande diferencial. Sua proposta era a de um circo sem animais e com pessoas de várias nações e culturas diferentes trabalhando na organização, ou seja, valores muito diversificados, porém todos falando a mesma língua, a linguagem artística.

        Podemos identificar, na leitura do texto, elementos que determinaram o sucesso da organização e fazer o link desses elementos com o conteúdo da disciplina de Liderança e Processos de Gestão, a saber:

- Gestão de Pessoas: observamos a fragilidade na forma de se administrar uma equipe tão miscigenada e um crescimento quando trata de gerir o conhecimento e a rotatividade dos funcionários. Apresenta a flexibilidade com relação ao acolhimento de cada diferente situação e ensina a transformar dificuldade em oportunidade. Também mostra que a seleção dos artistas para compor os espetáculos requer um alto nível de dedicação do recrutador, pois a trupe é formada por pessoas de nacionalidades diversas, bem como por profissionais de áreas e idades diferentes como: crianças, artistas de circo, ginastas e acrobatas. Há, ainda, o cuidado com a equipe que está em turnê eles são acompanhados por outra equipe multidisciplinar da área de saúde, que ficam responsáveis por propiciarem uma melhor qualidade de vida aos artistas.

- Cultura e Clima Organizacional: a sede, em Montreal, foi toda projetada para acolher e promover aos colaboradores as melhores experiências artísticas que uma organização pode oferecer, já que o mundo dessa organização é a circense. O prédio é composto por salas de treinamento acrobático e artístico, ateliês para a confecção de vestuário e cenografia e um laboratório de criatividade, onde especialistas em diversas áreas e artistas podem colaborar em projetos de criação. A integração entre quem está nos palcos e quem realiza o trabalho burocrático é estimulada em diversos espaços de convivência espalhados pelas áreas da sede. Alguns dos colaboradores da sede são estimulados a assistirem um espetáculo para despertarem neles a consciência de que eles fazem parte da realização daquele produto final. Assim, essas estratégias que buscam o envolvimento entre os colaboradores de diferentes áreas é imprescindível para o comprometimento deles em se doar ao máximo na realização de suas tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com