TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Comercio Exterior

Por:   •  22/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Comercio Exterior Capitulo 5

ALUNO(S): 


Letícia de Mattos Richa Ribeiro

Lucas de Alcantara Pedro

  1. Disserte sobre o desafio de cruzar as fronteiras cultural. 

    Os grandes desafios de se cruzar as fronteiras culturais são: os costumes, hábitos, a língua, religião, perfis comportamentais (Ex: Um brasileiro é muito caloroso, diferente de um alemão que é mais frio, distante) ... E por conta da globalização, para enfrentar esses desafios, a empresa, pessoas, colaboradores tem que levar em consideração e trabalhar as particularidade de cada regionalidade e das especificidades de cada local. Devesse mapear essas diferenças e aplicar para as necessidades, adaptando-as, flexibilizando-as, sendo tolerante, observando e testando e remodelando as atividades. O recomendado é estudar e adquirir conhecimentos culturais regionais, entender as diferenças legais e aplicabilidades, ter um mínimo de conhecimento do idioma e evitar estereótipos e vieses culturais.
  2. Qual o significado da cultura?

    Segundo Hofstede, um conhecido antropólogo organizacional alemão, a cultura é uma “programação mental coletiva” das pessoas, é um “sofware mental”, como pensamos e raciocinamos.

    A cultura é relativa, não é absoluta já que nacionalidades diferentes percebem o mundo de maneira diferente, não é referente ao comportamento mas tem relação com grupos, se deriva do ambiente social pois não nascemos com um conjunto de valores e atitudes, aprendemos e adquirimos conforme crescemos. E não é inata pois se refere ao fenômeno coletivo do compartilhamento de valores e significados.
  3. Por que a cultura é importante nos negócios internacionais?

    A importância da cultura está presente na comunicação com parceiros comerciais, afiliadas globais, relações com clientes e fornecedores internacionais, com industrias ou consórcios parceiros, na escolha dos distribuidores ou da terceirização da produção em outros países. A cultura também é essencial para a Pesquisa e Desenvolvimento de produtos ou serviços, como a venda desses produtos para uma outra empresa comercializar, na interação com parceiros comerciais estrangeiros, seleção de distribuidores no exterior, transações comerciais, relações com clientes, participação em feiras e elaboração de materiais promocionais.

  4. O que são cultura nacional, profissional e corporativa

    As culturas
    Nacionais estão relacionadas a costumes, hábitos e todas as representatividades de um povo. A cultura Profissional está ligada ao comportamento, a linguagem, ao indivíduo, sendo o comportamento desenvolvido e adquirido ao longo do tempo no cenário profissional. Já a Cultura Corporativa envolve políticas, práticas e comportamentos que refletem a cultura, sendo o aspecto que a corporação conduz seus negócios e como se relaciona com os parceiros e clientes. Além da influência das culturas profissional e corporativa aumentar à medida que as pessoas se socializam na profissão e no ambiente de trabalho.
  5. Disserte sobre interpretações da cultura

Um mesmo país, um exemplo é o Brasil por sua vasta territoriedade, possui culturas diferentes e especificidades locais. No nosso caso possuímos hábitos, costumes, gírias coloquiais, expressões idiomáticas específicos para cada região ou metrópole, podem até causar situações desrespeitosas. Essas especificardes foram influencias de colonizações diferentes (Exemplo do sul que em algumas cidades se fala alemão ou até italiano), o que gera mistura na língua, vestimenta, alimentação ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (714.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com