TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Exportação - Comércio Exterior

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.604 Palavras (19 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade de Itaúna

Curso de Gestão Comercial

Trabalho de Exportação

Comércio Exterior

Carla Silva Nogueira

Gustavo Filipe

Lisly Maristane Lemos da Silva

Marco Túlio Xavier

Mateus Oliveira e Silva

Viviane Cristina dos Santos

Yara Bárbara Oliveira

Itaúna

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        ......................................................................................................3

1. MARKETING

1.1 DEFINIÇÃO DA EMPRESA EXPORTADORA DE SOJA........................................4

1.2 DEFINIÇÃO DO PRODUTO A SER EXPORTADO.................................................8

1.3 DEFINIÇÃO E ANÁLISE DO MERCADO A SER EXPORTADO...........................10

1.4 EMBALAGEM DO PRODUTO..............................................................................11

2. COMÉRCIO EXTERIOR

2.1 A MODALIDADE DA EXPORTAÇÃO...................................................................15

2.2 CONDIÇÃO DA VENDA.......................................................................................16

2.3 ASPECTOS TRIBUTÁRIOS (NCM) DA EXPORTAÇÃO......................................18

2.4 PREÇO DA EXPORTAÇÃO.................................................................................19

2.5 DOCUMENTAÇÃO OU FORMALIZAÇÃO DO NEGÓCIO...................................19

2.6 VIAS DE EMBARQUE..........................................................................................28

2.7 FORMAS DE PAGAMENTO.................................................................................30

2.8 CONCLUSÃO.......................................................................................................32

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................33

Introdução

O Brasil destaca-se como exportador de laranja, especialmente como suco concentrado. A fruta que chegou ao Brasil, trazida pelos portugueses nas primeiras caravelas, ainda no século XVI, faz com que o Brasil seja, até os dias atuais, um dos maiores produtores do mundo. Os principais importadores de sucos cítricos brasileiros são a União Europeia, com 70% do produto exportado, e Estados Unidos, com 18%, seguidos de China e Japão, com 3% do exportado cada um. O suco de laranja brasileiro, exportado para muitos países, tem os Estados Unidos como o principal consumidor na modalidade congelado e concentrado (FCOJ). Diferentemente do que ocorre no Brasil, onde a população prefere a forma in natura ou, no máximo, com a adição de água e açúcar, os americanos têm a preferência pelo consumo do suco de laranja concentrado.

O Brasil há muito tem sido um grande exportador de suco de laranja, mas desde 2000 a quantidade exportada se manteve quase inalterada, com algumas quedas, ainda assim um produto bastante relevante para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Sob o aspecto econômico, torna-se irrefutável divulgar que exportar é central para a economia brasileira e a exportação do suco de laranja concentrado tem justamente convergido como estratégia de desenvolvimento econômico. No entanto, há dificuldades logísticas nesse comércio. Desta forma, o aumento das exportações do suco de laranja concentrado e, dos demais produtos, tem obrigado a logística brasileira a rever conceitos de processos, que visem cada vez mais reduzir custos, para tornar as exportações mais viáveis.

A complexidade do ambiente externo, o intercâmbio de informações entre departamentos, faz com que, cada vez mais, haja uma renovação no sentido de abordar de forma sistêmica o conceito de parcerias e aprimoramento na forma de exportação e, mais ainda, na qualidade destes produtos. É nesse cenário que se encaixa a presente pesquisa. Para abordar a temática da exportação do suco de laranja, o trabalho inicia-se com uma exposição acerca da globalização e da entrada do Brasil no mercado internacional. Em seguida, são apresentados dados secundários e bibliografia a respeito da exportação do suco de laranja. Por fim, são apresentados os procedimentos logísticos envolvidos na exportação do suco de laranja.

  1. DEFINIÇÃO DA EMRESA EXPORTADORA DE SUCO DE LARANJA

A fusão entre a Citrosuco (do Grupo Fischer) e a Citrovita (do Grupo Votorantim) resultou na maior empresa produtora de suco de laranja do mundo.

A comunicação oficial da fusão e o início da integração ocorreram no começo de 2012, entretanto essa é uma história que começou a ser construída muito antes. Mais precisamente na primeira metade do século 20.

Tendo como estrutura, três fábricas no estado de São Paulo, nas cidades de Matão, Catanduva e Araras e fazendas na cidade de Itapetininga (SP), sendo a Fazenda Monte Verde e a Fazenda Umuarama.

Possui também nos Estados Unidos uma unidade fabril em Lake Wales, na Flórida.

Etapas do processo agrícola

Viveiro

A escolha das mudas para a formação de pomares cítricos é fator determinante para a vida útil do pomar – estimada em 20 anos – e para a produtividade da árvore. Por isso, a Citrosuco conta com viveiros próprios de mudas, com excelente infraestrutura e com padrões modernos e rigorosos de controle de produção e de qualidade.

Para garantir bons resultados na safra, temos o nosso próprio Banco de Germoplasma de Sementes, originário de plantas selecionadas. As sementes são extraídas dos frutos e recebem cuidados específicos até serem armazenadas em lotes devidamente etiquetados dentro de uma câmara fria.

Elas são semeadas em tubos por cerca de três meses, até que sejam transplantadas para sacolas maiores, com capacidade para 6 litros de substrato. As sementes permanecem nesse recipiente por mais três meses, quando atingem o ponto de enxertia.

Cerca de quatro meses depois, a muda já se encontra apta para o plantio e passa por um controle de qualidade até seguir para a expedição final e, enfim, é transportada às nossas fazendas.

[pic 1]

Preparação do solo

Para a formação de pomares de alta qualidade, além da excelência na produção de mudas cítricas é necessário o domínio das técnicas de preparo de solo e de plantio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com