TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de História

Por:   •  31/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 10

Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta

Trabalho de História

Nomes: Julio Meyer, Luiz Gustavo, Alleson e Jhonatan

Números:16,21,1 e 13

Série: Primeiro Ano “C”

Professor: Jaime

Marechal Cândido Rondon- Pr

Povos do Oriente Médio Antigo

  O Oriente Médio na Antiguidade

   Qual foi o lugar de origem das primeiras civilizações? Essa questão já gerou muitos debates entre estudiosos. Enquanto alguns deles afirmam que foi na região do vale de Rio Nilo, no Egito, outros defendem que as mais antigas civilizações desenvolveram-se no vale dos rios Tigre e Eufrates, na  Mesopotâmia..

  Existem também aqueles estudioso que defendem a teoria da simultaneidade no desenvolvimento das civilizações. Neste caso, elas teriam se desenvolvido em diferentes regiões do Crescente Fértil.

[pic 1]

A Civilização Mesopotâmica

   A Mesopotâmia é circundada por montanhas e desertos. O Norte é montanhoso e seco, enquanto o centro e o sul são cortados por vales férteis , entre os rios Tigre e Eufrates.

   As cheias dos rios mesopotâmicos não eram regulares, ocasionando épocas de secas e períodos de inundações.  Por isso, para praticar a agricultura, os povos da região desenvolveram técnicas hidráulicas.

Os povos Mesopotâmicos

   A região mesopotâmica foi habitada por diversos povos na Antiguidade.  Alguns desses povos já viviam ali, mas outros vieram de lugares diferentes, atraídos pela riqueza da “Terra entre rios”. A disputa pela região fez que eles travassem inúmeras guerras, o que resultou no sucessivo domínio de um povo sobre o outro.

   Esses povos, mesmo falando línguas diferentes e tendo culturas distintas , influenciaram culturalmente uns aos outros.

A Sociedade

   A sociedade mesopotâmica era rigidamente hierarquizada.  No topo da hierarquia social estava  o Rei, considerado representante dos deuses. Depois havia os sacerdotes, nobres  e chefes militares. Havia uma camada intermediária, formado pelos fiscais, escribas e comerciantes. Por últimos havia a classe mais numerosa, que eram os pobres e escravos.

As Atividades Econômicas

   A agricultura e a pecuária eram a base da economia mesopotâmica. Eram criados carneiros, cabritos, bois, jumentos e cavalos. Os principais produtos agrícolas cultivados eram a cevada, trigo, gergelim e os legumes. Grande parte dos produtos era destinado a consumo da população.

   Os mesopotâmicos realizavam o comércio com vários povos, por meio das caravanas, e por meio do comércio, adquiriam produtos escassos da região.

As práticas religiosas

   Os mesopotâmicos eram politeístas. Cada cidade tinha uma divindade protetora, a quem era dedicado o maior templo. A religião era a principal referência para as atividades cotidianas. Os reis e oráculos consultavam os deuses antes de tomar as decisões, que eram feitas pela observação das estrelas e astros, e sacrificíos de animais.

A escrita cuneiforme

   Desenvolvida pelos sumérios por volta  de 3300 a.C., é considerada uma das mais antigas formas de escrita da humanidade. Ela recebeu esse nome porque seus traços lembram o formato de uma cunha. Nesse tipo de escrita o registro das eram feitas em plaquetas de argila com um instrumento pontiagudo.

   No início, a escrita era utilizada pelos sumérios principalmente para suas atividades administrativas, como registro de produção agrícola e controle de pagamento de impostos. Depois, com um aperfeiçoamento,  passou a ser utilizada para registrar decretos reais, códigos de leis, hinos, poesias , cartas de amor, etc.

Os Fenícios

   Os fenícios eram eram descendentes de povos semitas que, por volta de 3000 a.C., fixaram-se em uma  estreita faixa de terra localizada  entre a costa oriental do mar Mediterrâneo e uma cadeia de montanhas.

   Eles instalaram portos comerciais em diferentes pontos do litoral. Nesses portos, além dos estaleiros, construíram oficinas de artesanato, moradias e tendas para realizarem o comécio.

O Comércio fenício

   Os fenícios comercializavam diversas mercadorias, como azeite, vinho, mel, papiro, cedro-do--líbano,  joias, tecidos tingidos, perfumes e utensílios domésticos, em troca recebiam ouro, prata , cobre e ferro.

As embarcações comerciais possuíam casco largo e arredondado, com espaço para transportar as mercadorias, Já as embarcações de guerra eram menores, compridas e estreitas, o que as tornava mais velozes.

Cidades e colônias fenícias

   As principais cidades do império fenício eram Biblos, Tiro e Sídom os fenícios fundaram várias colônias uma das colônias eram Cartago que se tornou uma das cidades mais importantes da Fenícia, haviam outras cidades como essas cidades como Gases e Palermo essas cidades eram chamadas de cidades-estados pois eram independentes e tinham o seu próprio governo

  Biblos: surgiu por volta de 4000 a.c, em meados de 1100 a.C se desintegrou essa desintegração teve relação com o crescimento de Tiro um dos principais produtos comercializados em Biblos era o papiro.

   Tiro: essa cidade surgiu por volta de 2800 a.c próxima de uma importante cidade chamada Ushu, que mais tarde com o crescimento de tiro passou a fazer parte de Tiro, essa cidade era muito importante para a Fenícia pois possuía um porco extremamente movimentado, o principal produto produzido em tiro era a tinta púrpura.

   Já o surgimento de Saídon ocorreu por volta de 4000 a.c. Saídon foi a maior cidade do império fenício sua economia era centralizado na produção de tinta púrpura e vidros,

   Cartago: a cidade de Cartago foi fundada no século IX a.c pelos fenícios localizada no litoral norte da África onde fica hoje a Tunísia se destacou por causa do comércio marítimo por volta do século V a.c se transformou em uma gigante potência, controlava importantes centros comerciais chegando a dominar boa parte do comércio no mar Mediterrâneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (249.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com