TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Teoria Organizacional, Homem cultura e Sociedade Comunicação e Sociedade 1° Semestre Unopar

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  1.315 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Sumario

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        5        

  1. Fundamentos de Teoria Organizacional        5
  2. Comunicação e Linguagem        6
  3. Homem Cultura e Sociedade         7
  4. Comportamento Organizacional        8
  1. Considerações Finais        10
  2. Referencias         11


  1. INTRODUÇÃO

Os objetivos aqui por mim apresentados são para aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre do curso de graduação em administração.  

O conteúdo abordado neste trabalho tem base nas quatro disciplinas estudadas no semestre, tendo inicio nos Fundamentos e Teoria Organizacional que é o estudo do desenvolvimento organizacional ou “DO” que surgiu em 1962 em função das mudanças no mundo das organizações e por causa três problemas distintos: problema burocrático, conhecimento sistêmico da organização e por causa da tecnologia, abordarei um pouco sobre o taylorismo e fordismo na industria e como afetam a sociedade

Outro tema  que sera abordado é estudo da matéria  de Comunicação e Linguagem, sabemos que a linguagem é um meio de comunicação. Com a linguagem se torna possível existir a comunicação, apesar do nome sugerir que seja falado é linguagem na verdade ela se divide na linguagem dos sinais, sons, símbolos ou palavras para existir comunicação, com essas novas tecnologias em comunicação e importante estar ciente de todas as inovações comunicativas.

Homem, Cultura e Sociedade e uma disciplina que tenta conhecer o comportamento humano da perspectiva da cultura, nos possibilita analisar muitas situações de uma perspectiva enriquecida pela diversidade. Trabalho em equipe, capacidade comunicativa e desenvoltura social são temas abordados por essa disciplina, que comenta bastante sobre filosofia, onde ela surgiu e no que ela influencia o ser humano e a cultura onde ele vive.  

Comportamento Organizacional é a compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças conflitos e dimensionamento de trabalho entre outros temas que afetam invividos e as equipes nas organizações  

Essas disciplinas são muito importantes para a compreensão do futuro administrador com todas elas juntas podemos entender como funciona o sistema administrativo e compreender como o homem se comporta em relação ou seu trabalho e sua organização onde vive.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1  FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

2.1.1 Conjunto de todos de racionalização da produção elaborado pelo industrial norte-americano Henry Ford, baseado no principio de que uma empresa deve dedicar-se apenas a produzir um tipo de produto.

Para isso, a empresa deveria adotar a verticalização, chegando a dominar não apenas as fontes das matérias-primas, mas até os transportes de seus produtos. Para produzir reduzir os custos, a produção deveria ser em massa, e  dotada de tecnologia capaz de desenvolver ao máximo a produtividade de cada trabalhador e o trabalho deveria ser também altamente especializado cada operário realizando apenas um tipo de tarefa.

E para garantir elevada produtividade, os trabalhadores deveriam ser bem remunerados e as jornadas de trabalho não deveriam ser muito longas, Henry Ford desenvolveu três princípios de administração, em seu livro “My Life and Work” que podem ser resumidos em tres principios; 1° Principio de Intensificação: consiste em reduzir o tempo de produção com emprego imediato dos equipamentos e matérias-primas e rápida colocação do produto no mercado. 2° Principio de Economicidade: consiste em reduzir ao minimo o estoque da matéria-prima em transformação, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis (a maior possível) já estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das  matérias-primas consumidas e dos salários dos empregados. 3° Principio de produtividade: consiste em aumentar a quantidade de produção por trabalhador na unidade de tempo mediante a especialização e a linha de montagem.

Os princípios do Fordismo foram amplamente difundidos não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo, tornando-se uma das bases da organização do processo de produção na industria durante muito tempo,

2.1.2 Sabemos que o fordismo informal esta ligado diretamente com setor de serviço e com a economia informal, onde pessoas com baixa escolaridade ou por falta de uma qualificação ou por fatores pessoais o utilizam, então podemos dar o exemplo das diaristas profissão muito conhecida no Brasil,  usam um método de “fordismo informal”.

Elas já tem uma serie de padrões, ou seja uma rotina de trabalho  onde a economia de tempo é a chave, controle do tempo e tudo, esse é o método utilizado para poder ganhar  mais dinheiro, elas obedecem um padrão de uniformidade e rotineiro em praticamente em todas as casas onde seu serviço é prestado com suas faxinas,

As diaristas  precisam terminar o serviço o quanto antes para poder ir para a próxima faxina,  elas já possuem uma serie de habilidades que facilitam esse ganho de tempo por causa de seus serviços massantes e rotineiros.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

2.1.1 A sociedade dos tempos de hoje e marcada pela intensa mudança do dia dia e pela constante necessidade de desejos pessoais que todo ser humano que  tem de possuir algo ou ou ocupar uma posição social melhor,  satisfações de um vida melhor e expectativas e de um bom emprego, Tudo isso basicamente as vezes não e realidade,  diariamente o trabalhador enfrenta novos desafios e estabelece metas, contudo as constantes mudanças no trabalho podem trazer sofrimento, agustias,  o ser humano necessita de um trabalho para poder crescer pessoalmente e socialmente, só que cada um de nós buscamos nossas metas, sacrifícios pelo trabalho e pela satisfação pessoal hoje em dia e muito comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com