TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA ORGANIZACIONAL HOMEM CULTURA E SOCIEDADE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AS ORGANIZAÇÕES MODERNAS

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.132 Palavras (13 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO        

2. FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL        

2.1 O FORDISMO E O TRABALHO INFORMAL        

2.1.2 Fordismo informal .        

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM        

2.2.1 Fatores humanos influenciam na vida profissional.        

2.2.2 Características do Fordismo em uma empresa modelo-.        

2.3 HOMEM CULTURA E SOCIEDADE        

2.3.1 Relação entre trabalho, cultura e ideologia.        

2.3.2 Flexibilidade das teorias e adaptação do colaborador.        

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        

2.4.1 Influência das tecnologias de informações e comunicações nas empresas- .        

2.4.2 As novas exigências da comunicação e linguagem.        

3.CONCIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais onde as grandes empresas buscam uma produtividade maior com menos custos destaca-se a figura do administrador, gerentes e seus subordinados dentro das normas da empresa que trabalham, para isto monta-se projetos, planos, estratégias, pesquisas visando o melhor caminho para seguir no mercado competitivo dos dias atuais.

Fordismo foi o sistema que revolucionou as técnicas de reprodução em massa, seu fundador Henry Ford visava o objetivo de reduzir ao Máximo os custos de produção e baratear o produto final.

Taylorismo teve como criador Frederick winslow Taylor, engenheiro americano que integrou o estilo Fordismo em teorias com o aumento da produtividade através do controle dos movimentos das máquinas e dos homens no processo de produção, o empregado seguindo normas que lhe foram passadas pelos superiores, deveria executar em menos tempo possível.

Para Maslow (Abraham H.) Um dos maiores especialista em motivação humana, o indivíduo tem necessidades para fazer parte de uma sociedade, que pode ser visualizada como uma pirâmide que vem das mais baixas como as necessidades fisiológicas, e no topo as necessidades mais elevadas, as necessidades de auto-realizarão, quando estas necessidades são supridas, o individuo rende muito mais no trabalho que executa.

Uma comunicação organizacional dentro das empresas é uma maneira de controle sobre todos, pois decisões que são tomadas necessitam ser transmitidas para integrar internamente e externamente todos em uma organização.

O homem faz parte de um grupo dentro de uma sociedade que existem regras, preserva sua cultura e supre suas necessidades pessoais.

Atualmente com avanços na tecnologia muitas pessoas tem como aprimorar suas habilidades e desenvolver suas técnicas para se tornar um diferencial na empresa e na sociedade.

Objetivo Geral do trabalho- Analisar como o indivíduo se comporta no trabalho informal, suas técnicas e habilidades para com os outros.

Objetivo específico- Comparar os métodos do Fordismo, Taylorismo na informalidade, com exemplo que será dado com a expressão corporal de tempo, técnicas de repetição e produção de um indivíduo no serviço informal já que terá que fazer seu próprio salário.


2. FUNDAMENTOS E TEORIA OGANIZACIONAL

Os conceitos de Ford embora mais adequados com os dias atuais ainda são usados por empresas mesmo fora da indústria com trabalhadores especializados dentro de sua área, a produção está sempre voltada ao crescimento, apesar da tecnologia de hoje ser eficaz no desempenho das tarefas, ainda precisa-se da eficiência do trabalhador em saber usá-la a favor da empresa.

“A administração científica consiste fundamentalmente em certos princípios gerais ou numa filosofia, aplicável de muitos modos, mas a descrição do que algumas pessoas acreditam ser o maior meio de implantar esses princípios gerias não deve ser, absolutamente, confundida com os princípios em si.” (PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, p. 35).

Segundo Idalberto Chiavenato (1999, pag. 39.) “A essência da administração científica é determinar método de trabalho, ou seja, a única maneira certa de executar um trabalho para maximizar a eficiência de cada operário”.

Taylor tinha como foco racionalizar a eficiência nas tarefas, estudando-as, para obter a maior produtividade possível, isto gerou muitas críticas, pois sua tese era vista de forma que dava muito mais importância à empresa e a produção, através de características frias e mecanizadas, do que as pessoas, ou seja, valorização apenas da força, produtividade e o saber fazer. Nos dias atuais Taylor contribuiu com seus estudos de tempo e movimento, sistemas de remuneração, padronização de métodos e equipamentos, pois são utilizados visando solucionar grandes questões e problemas relacionados à eficiência máxima no desempenho das tarefas.

2.1 O FORDISMO E O TRABALHO INFORMAL

Henry Ford (1863-1947) uma das pessoas mais conhecidas do mundo da administração moderna criou três princípios básicos na sua carreira de homem de negócios.

- Princípio da intensificação, baseado na diminuição do tempo de produção me rápida colocação de produto no mercado.

- Princípio da economicidade que era reduzir ao mínimo o volume de estoque de matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matérias primas e salários como exemplo.

- Princípio da produtividade, que tinha por base aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização.

As estratégias montadas pelos diretores são importantes para a economia de materiais, cada empresa adéqua seus funcionários baseados em valores e princípios em economia sem desperdício de material, líderes de equipe fazem com que seus colaboradores tenham retorno de algo insignificante para empresa, mas que sirva de incentivo ao colaborador que irá produzir muito mais e ficará satisfeito, com isso o gestor fica com a chance de aproveitar todo o potencial de seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com