TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de endomarketing

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tratará do Endomarketing, tema este que vem merecendo destaque diante das organizações devido à competitividade. A partir das definições e constatações obtidas teoricamente o objetivo da pesquisa estará pautado em compreender a aplicação das técnicas de endomarketing nas organizações, tendo como objeto de estudo uma construtora. Logo após a criação da empresa e pesquisa fora possível realizar análise real da aplicação do endomarketing na organização, percebe-se então para que as técnicas que o envolvem surtam efeito desejado, devem estar pautadas em um planejamento bem estruturado com objetivo comum que vem a ser a melhor comunicação e socialização de ideias entre gestor e colaboradores.

O trabalho estará dividido em três etapas, onde a primeira especificará o seguimento da empresa, a missão que é a identidade; o motivo pela qual foi criada. Também será abordada a visão da organização que incorpora as ambições, criando um clima de envolvimento e comprometimento com o futuro. Os valores que são os princípios organizacionais.

A segunda etapa tratará de algumas propagandas de endomarketing na construção civil que visa motivar, influenciar e estimular sentimento de fidelidade, confiança, satisfação, respeito e até mesmo amor por parte dos colaboradores que por consequência atrairá e conquistará a confiança do cliente externo.

A terceira e última etapa tratará das contribuições do endomarketing no ambiente interno das empresas voltada ao público interno. A qualidade do serviço interno transforma-se em satisfação dos funcionários tornando-os envolvidos e motivados na organização que, por sua vez, é responsável pela qualidade do produto/serviço externo resultando na satisfação e na retenção de clientes, orientação principal de uma organização.

A metodologia utilizada foi pesquisas e discussões em grupo que facilitaram no desenvolvimento do mesmo.


  1. Empresa:

ADM Construtora de Indaiatuba LTDA ME.

Atua no ramo de construção civil

Logotipo:

[pic 1]

Missão:

Atuar no ramo de construção civil com qualidade e  sustentabilidade, ultrapassando as expectativas dos nossos clientes, transmitindo segurança, com elevado espírito ético, assegurando de forma contínua a melhoria da qualidade de vida da população.

Visão:

Ser uma empresa de sucesso na área de construção civil, com busca pela excelência em seu desenvolvimento, implantação de projetos e operações de negócios, correspondendo aos anseios dos colaboradores.

Valores:

  • Sempre agir de forma ética e íntegra;
  • Honrar com os compromissos;
  • Transparência, responsabilidade e satisfação dos nossos clientes;
  •  Estar sempre alerta as inovações e tendências do mercado;
  •  Respeitar a comunidade e o meio ambiente.

  1.  Propaganda Visual de Endomarketing

[pic 2]

Essa propaganda visual tem como principal objetivo influenciar o uso de E.P.I (Equipamento de Proteção Individual), que além de ser obrigatório; induz que para um trabalho completo e seguro é essencial. Como público alvo procuramos atingir os trabalhadores na construção civil, em especial os (as) pedreiros (as); daí a cor azul no capacete da criança que propositalmente é do sexo feminino, onde existem mulheres que também trabalham no ramo. O termo “FAMÍLIA COMPLETA” foi empregado para que os colaboradores não esqueçam dos equipamentos de segurança, lembrando que existem entes queridos que os aguardam após o expediente; além disso, os motivam sabendo que e a organização se preocupa com sua segurança e com o bem estar familiar. A cor verde foi utilizada, pois trata de uma característica de segurança do trabalho, conforme Norma Regulamentadora (NR) 26.1.5.7(126.0008-1/I2).

  1. Propaganda Visual Endomarketing

[pic 3]

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

3. Das contribuições do Endomarketing

O papel do colaborador nunca foi tão importante como está sendo na era contemporânea. Devido às inúmeras mudanças, seja social, política, econômica e tecnológica, é essencial que as empresas revejam as suas estratégias frente ao mercado competitivo. Diante desse cenário as empresas vêm estudando o mercado, a fim de entender os desejos e necessidades de seus clientes/consumidores. Dessa forma foi criado o conceito de marketing moderno, que visa desenvolver novos produtos e serviços que vão ao encontro do público alvo (GIULIANI, 2006). Os colaboradores da organização são peças-chave para sucesso da empresa, são considerados parceiros para o seu crescimento e não simplesmente batedores de cartão. Cabe a organização educá-los, motivá-los, treiná-los e lidera-los. A organização bem sucedida é aquela que proporciona aos colaboradores um ambiente de trabalho acolhedor e agradável.

Entende-se como conceito de endomarketing, sendo aquele marketing voltado para ação interna, ou seja, são ações criadas pela empresa direcionadas somente ao público interno, a fim de promover entre os seus funcionários e departamentos, motivação, satisfação pelo papel que exerce dentro da organização e possam representar muito bem a empresa no mercado externo (BEKIN, 1995).

O endomarketing pode ser considerado como uma nova ferramenta estratégica utilizada pelas empresas, visto que as mesmas sabem da importância de manter seu funcionário motivado e feliz, por isso tratá-los como parte fundamental para crescimento da empresa é de grande importância (BEKIN, 1995). O endomarketing ajuda a empresa a obter os melhores resultados a partir da motivação da equipe, refletindo assim no ambiente externo através do bom atendimento. As ações do endomarketing são as mesmas utilizadas no marketing tradicional para mercado externo, porém agora o foco é outro, são os colaboradores denominados aqui como clientes internos (BEKIN, 1995; GIULIANI, 2006). Praticar o endomarketing é enxergar o colaborador como um cliente, é apresentar a empresa, esclarecer sua missão, visão e valores de forma clara e objetiva. O funcionário precisa conhecer o ambiente ao qual faz parte e saber como pode contribuir para o desenvolvimento e crescimento da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (260.6 Kb)   docx (374.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com