TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de estratégia empresarial

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

Análise do ambiente operacional – 5 Forças de Porter

Ramo de atuação da empresa: Atacadista e Distribuidora de bebidas.

Forças de Porter em questão.

1 – Ameaça de produtos substitutos;

2 – Poder de barganha dos fornecedores;

1. - Ameaça de produtos Substitutos

Identificar quais são as tendências em termos de inovações em produtos ou serviços

que podem vir a substituir o que a empresa comercializa hoje.

Pequenas melhorias tecnológicas no ambiente interno operacional

Responder a estas perguntas:

Dizer quais são as técnicas utilizadas para armazenagem e distribuição dos produtos,

Alguma inovação tecnológica está sendo utilizada para aprimorar os produtos.

As tendências de mercado

Quais foram os ultimos avanços tecnológicos aplicados aos processos da empresa. Quais ferramentas de gestão são utilizadas para controlar o estoque dos produtos em geral.

Qual é e como funciona?

- Perguntas para responder.

Os produtos ou serviços substitutos impõem um teto aos preços e limitam o potencial de um setor. Se o setor não conseguir melhorar a qualidade do produto ou, de alguma forma estabelecer uma diferenciação, sofrerá as conseqüências nos lucros e, possivelmente, no crescimento. Os substitutos restringem a rentabilidade e comprometem a bonança do setor nas épocas de prosperidade. Do ponto de vista estratégico, os substitutos que exigem maior atenção são aqueles que estão sujeito a tendências e que melhorem sua opção excludente preço/desempenho em relação aos produtos do setor, ou seja, aqueles que são produzidos por setores de alta rentabilidade. Se algum acontecimento aumenta a competição no setor, os substitutos entram em cena, e provocam uma redução no preço ou melhoria no desempenho. (PORTER, 2009)

Fatores que podem influenciar nessa ameaça de produtos substitutos.

Evolução ou aprimoramento de um produto unido com o avanço tecnológico.

Se um produto carro-chefe(estrela) que era líder de mercado ou estava entre os 5 melhores sofre uma grande redução em sua escala de vendas, significa que os concorrentes estão oferecendo produtos similares melhores e com menor preço, com exceção da sazonalidade. Toda empresa estima e fixa um teto aonde considera o percentual de margem de lucro, se o produto está em queda contínua na projeção de vendas a empresa pode considerar a idéia de tornar obsoleto o produto atual e substituí-lo por um novo. Isso significa quando o produto deixa de ser o grande ganha-pão da empresa e não traz mais um retorno positivo para a empresa na questão de margem de lucro. O preço de venda é um fator competitivo e ele deve ser estimado num preço médio de mercado de acordo com o segmento, a tecnologia busca inovar, melhorar a qualidade e oferecer um imagem positivo sobre o produto no mercado aonde atua e participa.

Estimativa de preço-desempenho de mercado

Em sentido amplo, todas as empresas em uma indústria estão competindo com as indústrias de produtos substitutos, de modo que "quanto mais atrativa a alternativa de preço-desempenho oferecido pelos produtos substitutos, mais firme será a pressão sobre os lucros da indústria." (Porter,1986,p.39).

Assim, a força competitiva dos produtos substitutos representa uma ameaça constante para as empresas estabelecidas de uma indústria.

O custo operacional menor das Industriais como também dos atacados podem ser um fator para estabelecer um preço com desempenho mais competitivo.

Segundo Porter (1986,p.40), "os produtos substitutos que exigem maior atenção são aqueles que (1) estão sujeitos a tendências de melhoramento do seu "trade off"de preço-desempenho com produto da indústria, ou (2) são produzidos por indústrias com lucros altos".

A existência de produtos substitutos oferecidos pela indústria acirra a competição entre as empresas no setor. A consequência básica para a indústria, é que os substitutos reduzem os retornos potenciais, colocando um teto nos preços que as empresas fixam com base em seu lucro esperado.

Alta concorrência no mesmo segmento

Na região de São José existe uma alta concorrência no segmento de atuação, isso representa uma ameaça ao negócio da empresa, há região possui um número elevado de Atacados e Distribuidores de Bebidas e alimentos.

Perda da Fatia de Mercado

Para um Atacadista manter sua distribuição de produtos para seus parceiros de forma continua e sem quedas é o que toda empresa tenta fazer. Mais com o passar do tempo surgem novos produtos mais inovadores e competitivos, em que rouba do mercado aquela fatia de mercado que o seu produto possuía até o momento. A empresa deverá adotar uma estratégia para aumentar a sua escala de vendas para manter-se forte diante da ampla concorrência e assim defender-se dessa ameaça.

Legislação de fixação de aumento de taxa de ICMS sobre os produtos.

O Atacado faz o fornecimento de diversas bebidas para seus parceiros e clientes, como exemplo podemos citar as cachaças tradicionais como 51 entre outras , como também as artesanais, devido à legislação mais pesada do governo sobre os estabelecimento desse tipo de negócio, os preços de custo na compra desses produtos aumentam, muitas vezes quando a empresa é de pequeno porte não possui um capital de giro muito elevado, o fator preço no caso da cachaça e águas ardentes ainda são um fator competitivo, as taxas e tributações encima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com