TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho final Gestão do conhecimento

Por:   •  17/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

Na Empresa onde trabalho não é aplicada a gestão do conhecimento, pois um dos maiores problemas é que se trata de uma empresa familiar, ou seja, não estão abertos a opiniões, não tendo ou abrindo espaço para que o funcionário possa expor suas idéias, como também é uma empresa acostumada a trabalhar com o mesmo produto a 50 (cinqüenta) anos, está dando certo, fica a incerteza de buscar novos produtos ou melhorar a gestão, devido a estar atendendo suas expectativas, inicialmente para romper esta barreira e ampliar os conhecimentos devem mudar a forma de gestão, não sendo necessariamente mudar seus itens fabricados, mais sim melhorar o processo de fabricação, investindo em treinamentos e habilidades para os funcionários, melhorias na tecnologia e outras ferramentas que hoje estão se tornando cada dia mais comuns e de grande custo beneficio para a empresa, gerando grandes retornos em curto prazo, conseqüentemente este tipo de conceito vai refletir diretamente em nossos clientes que é a chave para nossa sobrevivência no mercado de trabalho.

Mais como foi mencionado no texto acima, a gestão do conhecimento não é aplicada nesta empresa. atualmente estamos tentando aplicar a GC, mais devido a muitas barreiras devemos ser cautelosos e cuidadosos, pois é necessário paciência e oportunismo, sem esquecer de um bom plano estratégico seguindo de um eficiente plano de ação, buscando aproveitar todas as oportunidades para semear a inovação e assim fazer com que possamos alcançar tanto o crescimento pessoal como também o profissional.

A busca constante pela satisfação da empresa, clientes e colaboradores, não deixa de ser um ciclo onde cada um tem seu objetivo e a empresa um único propósito que é se manter viva no mundo dos negócios.

As três barreiras que observei na empresa que trabalho são:

- Por se tratar de uma empresa familiar, não aceitar opiniões dos outros para melhoria, achando que ninguém é capaz de encontrar algo melhor do que os gestores.

- Ter a mente fechada para o crescimento quando citado que, que como esta dando certo não tem mais nada para melhorar, o que não acredito pois todos os dias nos deparamos com algo ou algum item que pode ser melhorado, pois cada um tem um ponto de vista diferente de ver as coisas.

- O processo de fabricação sempre foi assim não preceisa melhorar. Engano de quem pensa desta forma pois cada processo pode ser reavaliado, quando se ganha tempo de produção, ganha-se também em custo que poderá ser investido em outras melhorias ou inovações tecnológica, etc.

As barreiras também estão relacionadas ao receio antigo da perca do poder pelas que não passam informação com medo de perder o seu lugar, pessoas acomodadas com sua função. Também temos as ferramentas de trabalho como por exemplo um software de computador não compativel que impede de passar ou trocar informações. Outro item é algo estratégico, como um projeto que precisa assinatura de alguém e não foi assinado, parando o processo, estes são alguns itens que chamamos de barreira.

Citarei cinco pontos que favorecem a criação do conhecimento na empresa:

- Os funcionários irão interagir entre eles, sentindo-se importantes e conseqüentemente co-responsáveis pelo crescimento da empresa.

- As empresas que não inovam, estão com certeza na desvantagem competitiva, comparadas as concorrentes.

- Inovação é importante pois permite que a empresa acesse novos mercados, aumentando assim suas receitas.

- A busca por parceiros, adquirir novos conhecimentos e aumentar o valor de sua mercadoria também é algo de suma importância.

- As inovações possibilitam vários benefícios dentre eles podemos destacar o aumento oe nível de emprego e renda, além do acesso ao mundo globalizado, bem como a novos produtos e conhecimento amplo de todos os envolvidos.

Segue abaixo algumas dicas para a prática de Gestão do conhecimento:

Aprendizagem Organizacional: Consiste em mudanças na base de conhecimentos da organização, na criação de estruturas coletivas de referência e no crescimento da competência da organização para agir e resolver problemas.

Benchmarking: Consiste em medir os processos, produtos e serviços de uma organização e, compará-los com os de outras empresas.

Coaching: É uma prática que procura integrar a totalidade da pessoa ao aprendizado, e não trabalhar apenas a informação ou um aspecto exclusivo das habilidades.

Comunicação Institucional: É a comunicação que proporciona a reunião das partes distintas da empresa, produzindo as condições para um trabalho coordenado de estruturas. Permitindo enfim, que as cúpulas empresariais atinjam as metas programadas.

Comunidades de Prática: É um complemento às estruturas formais que tendem prosperar em organizações onde há estágio elevado de confiança entre os gestores e os colaboradores.

Educação Corporativa: Consiste em processos de educação continuada, com vistas à atualização do pessoal de maneira uniforme em todas as áreas da organização.

Gestão de Competências: É a forma como a organização planeja, organiza, desenvolve, acompanha e avalia as competências ao seu negócio.

Inteligência Competitiva: É o sinônimo de capacidade de antecipar ameaças e identificar oportunidades por meio de um processo contínuo em que a informação é transformada em conhecimento e validade para a tomada de decisão.

Mapeamentos de Processos: Possibilita a visualização das interligações e interdependências entre os diferentes processos empresariais.

Melhores Práticas: Procedimento validado para a realização de uma tarefa ou solução de um problema.

Memória Organizacional: É um sistema de conhecimentos e habilidades para preservar e armazenar percepções e experiências, para que possam ser recuperadas posteriormente.

Mentoring: Reúne uma pessoa experiente e hábil, em uma área específica, com outra menos experiente, com o objetivo que esta última cresça e desenvolva habilidades específicas.

Normalização e Padronização: Proporciona meio para instituir comunicação entre clientes e fornecedores, possibilita a eliminação de barreiras técnicas, comerciais e reduz a variedade de produtos e a sua particular verificação da qualidade.

Portais Corporativos: São instrumentos fundamentais no esforço de compartilhar informação e conhecimento no interior das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com