TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual 5 periodo

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        DESENVOLVIMENTO        6

3        CONCLUSÃO        8

4      REFERÊNCIAS        9

ANEXOS        .10

ANEXO A – DRE e Fluxo de Caixa        10

ANEXO B – Orçamento de Vendas        11

ANEXO C – Orçamento de Produção        11

ANEXO D – Mercado de capitais        11

1 INTRODUÇÃO

O trabalho o aqui apresentado tem por objetivo apresentar um pouco sobre o que se trata gestão financeira e orçamentária eficiente, assim como suas mais diversas ferramentas, mensurando e realizando uma análise subjetiva e uma compreensão superficial sobre o mercado financeiro e sua importância dentro de cada setor, identificando nesses, a relevância  de diferentes mercados  de capitais das mais diversas instituições .

 

2 DESENVOLVIMENTO

A administração financeira e orçamentária trata-se de assuntos relacionados as operações financeiras das organizações tais como as operações de fluxo de caixa,transações financeiras, operações de crédito e pagamentos. Visa a melhor rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios e acionistas por meio de métodos otimizados de utilização de recursos. Todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica do setor.

Ao utilizar a DRE , esta tem por objetivo principal apresentar o resultado apurado em relação ao conjunto de operações  realizadas anualmente em doze meses. Já o balanço patrimonial é a demonstração financeira         que demonstra como realmente está o patrimônio da empresa.

Após pesquisa mercadológica focado em estudo de economia de mercado o Sr.Fábio Gusmon e Sra Petrolina Gusmon - sócios da empresa ALFA e BETA COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETÔNICOS S/A decidiram iniciar a fabricação de um produto chamado Core.

Para analisar a viabilidade deste negocio utilizamos as ferramentas  de gestão financeira como  Fluxo de caixa, DRE, Orçamento de Vendas, Orçamento de Produção e Mercado de capitais.

 O objetivo desta analise financeira é verificar se a fabricação deste item pertencente  ao setor de eletroeletrônicos proporcionará a  empresa lucro ou prejuízo, que consequentemente trará uma visão ampla sobre a  situação do caixa da empresa.

Ao considerar a situação econômica atual voltada para o mercado eletroeletrônico conforme dados da Associação Brasileira da Indústria elétrica e eletrônica as projeções  do setor eletrônico para 2015 baseados no desempenho e dados econômicos do primeiro semestre ,o setor de eletroeletrônicos enfrenta um momento de crise, em que  o faturamento apresenta uma queda considerável apresenta previsão de reverter no final do ano de 2016  conforme a produção física do setor eletroeletrônico em que apresentou queda de 17% no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Desta forma, o faturamento real teve retração de 13%.

Após analise de dados, é perceptível que a empresa ALFA e BETA COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS S/A deverá se conscientizar sobre a aplicação deste investimento.  

A organização deverá desenvolver estratégias para que consiga atingir o ponto de equilíbrio nestes dois primeiros anos , ao considerar a retração do mercado.

Conforme as planilhas apresentadas em anexo observa-se uma  considerável margem de lucro no período final de doze meses.

A introdução desse novo produto no mercado eletrônico após analise dos  dados financeiros observa-se que o lucro operacional e o lucro líquido apresentam  rentabilidade

Em relação ao indicador de liquidez é considerável. O capital de giro apresentado é positivo.

A utilização de ferramentas como o orçamento de vendas e do orçamento de produção associadas ao DRE e fluxo de caixa, auxiliam no planejamento, controle e analise de produção de vendas. Esses instrumentos possibilitam estabelecer metas e acompanha-las para a efetivação destas.

Após as metas traçadas pela  organização recomenda-se  os seguintes cálculos  :

  • Previsão de produção;
  • Previsão de vendas;
  • Receita líquida;

Conforme anexo B e C, a utilização das duas ferramentas citadas acima possibilitou o calculo dos dados baseados no período trimestral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (821.4 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com