TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL 4° PERÍODO DE MARKETING UNOPAR

Monografias: TRABALHO INDIVIDUAL 4° PERÍODO DE MARKETING UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  1.418 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

Introdução...............................................................................................4

Empresas e Mídias Digitais...................................................................4

Ferramentas de gestão e empreendedorismo.....................................7

Conclusão..............................................................................................11.

Introdução

O presente trabalho objetiva fazer uma revisão e uma aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o semestre no quarto período do curso de Marketing nas disciplinas de Web Marketing, Matemática Financeira, marketing de Varejo, Empreendedorismo e Tópicos Especiais.

No desenvolvimento do trabalho identificamos e avaliamos, em algumas empresas de nossa cidade e do Brasil, a utilização das plataformas de redes sociais online para entrar em contato com seus clientes. Identificamos também a importância do estudo e conhecimento da Matemática Financeira no auxilio ao gestor na tomada de melhores decisões econômico-financeiras.

Discutimos o uso do marketing de varejo em sites de algumas lojas de varejo, fazendo uma análise do uso dessa ferramenta pelas mesmas e o seu relacionamento com os consumidores. No tópico de empreendedorismo discutimos as definições e distinções entre Empreendedor, administrador e intraempreendedor. Analisamos ainda, a importância da análise de mercado e de um plano de marketing para o sucesso de um empreendimento.

Empresas e Mídias Digitais

As empresas estão cada vez mais fazendo uso de novas ferramentas digitais buscando encontrar novas fontes de renda vendendo produtos, facilitando o acesso dos consumidores aos mesmos. Para ter êxito em sua investida, a empresa precisa adquirir novas competências ligadas ao e-commerce., começando por sua comunicação que deve ser voltada para o consumidor e não para a empresa. Com o uso da internet para criar um relacionamento mais próximo e duradouro entre produtos, marcas e consumidores.

A internet apresenta vários aspectos favoráveis ao seu uso no comércio digital, por aproximar o consumidor do produto/marca. Essa aproximação se dá em diferentes fases: conhecimento do produto, formação de atitude, busca de informações, compra, e suporte após a compra. Portanto a internet, influencia no comportamento de compra e no faturamento da empresa.

Para garantir o sucesso da empresa no mundo digital ela precisa contar com a competência do marketing digital.

Em Porto Velho, assim como no restante do país as empresas de médio e grande porte já fazem uso de ferramentas digitais para a venda de seus produtos, fazendo uso de plataformas de redes sociais online para entrar em contato com seus clientes. O Facebook é a plataforma mais popular e conhecida pelo público em geral e é a mais utilizada por essas empresas para se comunicar com os seus clientes.

Para uma análise sobre o uso do facebook por empresas em Rondônia, selecionamos três empresas de grande porte que atuam no mercado em Porto Velho e região, a primeira é a BEMOL, empresa que atua em toda região norte, Lojas Milla, empresa local e a UNIRON faculdade local.

A BEMOL, loja de eletromésticos e brinquedos, é uma empresa regional, presente em toda região norte, tem seu site de vendas e também faz uso do facebook, onde atualiza suas ações internas e externas, ou seja, junto à comunidade, além de suas promoções, mantendo, assim, um relacionamento com seus clientes nesta plataforma, por ser uma empresa regional de grande porte seu face tem um marketing digital profissional, o que possibilita uma relação duradoura entre os clientes e a empresa. A Bemol tem seu facebook desde 2009, neste período ela teve 1.424.308 curtidas e 15.449 visitas, esses números demonstram um resultado positivo do uso dessa ferramenta.

As lojas MILLA fazem uso do facebook desde 2012, com 3566 curtidas e 634 visitas. Seus posts têm em média 6 curtidas, a empresa precisa investir em marketing digital e fazer melhor uso desta ferramenta.

A UNIRON tem facebook desde 2011, mas somente em 2014 passou a usá-lo de maneira mais efetiva, atualizando seus posts com as atividades desenvolvidas em seus vários departamentos, dando um movimento ao facebook, aumentando a sua realção com seus visitantes, com um grande número de curtidas e compartilhamento de seus posts, porém é necessário um investimento maior de seu marketing digital.

Nas empresas analisadas, observa-se que ainda falta um certo profissionalismo no uso das redes sociais pelas empresas. Twitter, Instagram, blogs, o próprio YouTube, são negligenciados por estas empresas no ambiente digital. Há pouco conhecimento das empresas sobre o conceito de marketing, incluindo-se aí o marketing digital. Pode-se perceber também uma ausência de um cuidado estético, visual, textual no uso das redes sociais, como estratégia no uso da internet, para favorecem sua marca, e não enfraquecê-la. Para tal é necessário a contratação de um serviço especializado em marketing digital.

Podemos observar vantagens no uso das ditas redes socias pelas empresas, pois o público já está lá: com o uso de notebooks, tablets e smartphones, o cliente do banco, das lojas, o acadêmico, já estão, direta ou indiretamente, participando de alguma rede social online. Logo, as empresas, as marcas, as organizações sem fins lucrativos, as personalidades públicas (artistas, esportistas, políticos) encontram a internet como uma ferramenta poderosa.

Além das redes sociais as empresas podem e devem fazer uso de sites, o e-commerce, nesta ferramenta também há a necessidade de um profissional especializado para alimentar e gerenciar o site usando as ferramentas do marketing digital. Em Porto Velho algumas empresas fazem uso do site para levar seus produtos aos seus clientes. A BEMOL que já foi analisada em seu facebook também disponibiliza um site de vendas para a comodidade de seus clientes, mais uma vez por ser uma empresa de grande porte, de alcance regional e por fazer uso de outras mídias como TV, rádio, panfletos, facebook seu site é muito visitado e é responsável poruma fatia considerável de suas vendas.

A UNIRON, também mantém um site que é visitado em sua maioria por alunos da própria instituição durante o ano, mas em épocas de vestibular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com