TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sincretismo religioso

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 2

CULTURA RELIGIOSA

ATIVIDADE AVALIATIVA - DISCURSIVA 1 G1

Aluna: Karina Machado da Silva

1- A) O sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de outra.

B) Sim, pois O Brasil é uma mistura de influências de vários povos e etnias, essa mistura também se reflete nas religiões. O sincretismo religioso no Brasil teve início com as influências das religiões católicas, indígenas e africanas que na época da colonização tiveram um forte contato. Mas, o sincretismo é encontrado também em diversas religiões como as Protestantes e Espíritas.

C) Um exemplo é a lavagem das escadarias da igreja do Bonfim na Bahia, onde católicos e adeptos do candomblé percorrem juntos 8 km cantando hinos de adoração para as principais divindades de cada religião, Nosso senhor Jesus Cristo e Oxalá.

Nas igrejas Protestantes os movimentos que mais possuem sincretismo são o Pentecostal e Neo Pentecostal que em seus cultos é observado influências das religiões católicas e Afro brasileiras.

D) Atualmente, as pessoas não seguem mais apenas uma religião, e sim seguem um pouco de cada uma, sendo uma mescla de crenças, crendices e conceitos, uma adaptação de acordo com a região, com a época.

É através desta mistura de religiões, que foram criadas muitas lendas, personagens, superstições, ritos e muitas práticas sociais.

Atualmente, as pessoas não seguem mais apenas uma religião, e sim seguem um pouco de cada uma, sendo uma mescla de crenças, crendices e conceitos, uma adaptação de acordo com a região, com a época.

É através desta mistura de religiões, que foram criadas muitas lendas, personagens, superstições, ritos e muitas práticas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com