TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de ensino religioso

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3


IBADES

INSTITUTO BIBLICO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS DO ESPIRITO SANTO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO RELIGIOSO

CARLOS EDUARDO OLIVEIRA CARDOSO

CRISTIANISMO

CONCEITO DE ETICA

        

VITÓRIA

2015

Conceito de ética

O termo ética deriva do grego ethos, que significa caráter, modo de ser de uma pessoa. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética se torna necessária para um equilíbrio e normal funcionamento dos indivíduos dentro de uma sociedade possibilitando assim que ninguém saia prejudicado na convivência entre outros, pois a ética esta relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é uma característica vital na produção da realidade social. O homem possui uma consciência moral que constantemente procura avaliar e julgar suas ações para ter a certeza se suas ações são boas, más, erradas, certas, justas ou injustas.

O Cristianismo tem seu grande valor determinando em sua moral, ou seja, suas leis, seus mandamentos e seus costumes. Apesar de que o cristianismo é um convite para uma nova consciência, um desafio para que cada ser humano interprete a lei de acordo com a luz da ética.

Podemos observar e argumentar sabendo que nem tudo é legal e ético, que nem sempre a obediência à lei é o melhor caminho para a ética da ética ideal e a promoção da justiça.

O aborto, a eutanásia, a pena de morte, o uso de célula tronco podem ser tornar legais perante a lei, mas ainda continuará um assunto polemico levantando discussões éticas.

Pluralismo Religioso

O pluralismo religioso compreende que Deus é amor e salvação universa.  Historiadores antigos compararam filósofos gregos a profetas bíblicos. Outros diziam que todas as religiões contêm sementes do verbo divino. A partir da década de 60, a Igreja Católica, através da teologia do Concílio Vaticano II e as Igrejas evangélicas históricas, através do Conselho Mundial de Igrejas, aprofundaram mais esta valorização teológica das outras religiões.

No processo de colonização do Brasil a religiosidade sempre esteve presente. Os colonizadores ao chegarem às terras brasileiras depararam com povos de culturas diferentes, vestes e costumes antagônicos. Diziam que os índios não possuíam conhecimento de Deus e nem de outros deuses, sendo chamados até de animais ou demônios, e que por isso não possuíam alma. Por praticarem a antropofagia, ou seja, ao guerrearem com os inimigos e os derrotando, eram feitos de prisioneiros e depois de  rituais os matavam e devoravam por acreditar que a força do guerreiro abatido passaria para aqueles que os comessem.

No inicio os colonizadores tiveram dificuldades em conseguir a confiança dos nativos, mas através de presentes curiosos e diferentes como espelhos, tesouras, panos, tornaram-se próximos dos índios.

 Através dos jesuítas a Igreja católica apresentou a população indígena à missa, a comunhão, a confissão, o batismo, a oração, o casamento, a penitencia e os catequizavam, onde essa educação religiosa imposta, às vezes era aceita, outras vezes rejeitada pelos índios. A santidade dos índios foi motivo de muita discussão. Havia características da religião católica nos rituais indígenas mesmo que os índios resistissem à catequização jesuítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com