TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sincretismo Religioso Cultural

Por:   •  12/9/2016  •  Artigo  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

                    Sincretismo Religioso Cultural

      Sincretismo é a fusão de diferentes doutrinas para a formação de uma nova, seja de caráter filosófico, cultural ou religioso. O sincretismo mantém características típicas de todas as suas doutrinas-base, sejam rituais, superstições, processos, ideologias e etc.

      Grande parte da população está adepta ao sincretismo religioso; pois acreditam que esse meio serve para “atrair” novos fieis.

      Ao conhecermos ou fazermos parte de uma religião, percebemos nela costumes diferentes que muitas vezes não são mencionados no livro bíblico mas fazem parte de uma história cultural de uma certa época ou região, temos por exemplo o uso de estátuas que faziam parte de adoração pagã e hoje é utilizada como simbolismo de adoração. Vemos também o uso de datas, como por exemplo “terças dos milagres”, (como se fosse possível existir milagres somente nas terças) ou “Terapia do amor de Quinta”.

     Algumas religiões atuais usam como base a cultura da crença Tupi, datada desde 1500 ano do descobrimento do Brasil, em que utilizavam rituais de cura de doenças, métodos para expulsarem maus espíritos que se incorporavam em pessoas e desfazer feitiços; utilizavam-se ingestão de alimentos e bebidas fermentadas para rituais; onde nos dias atuais consideramos o pão e vinho.

     Com todos os acontecimentos, algumas pessoas se afastam de instituições religiosas por pensarem que todas elas são iguais, que todas se utilizam do sincretismo que para muitos tem sido constrangedor, não por se envergonharem de Cristo, mas sim, por se decepcionarem com as instituições que se denominam Igrejas.

http://www.significados.com.br/sincretismo/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com