TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Conhecimento Sobre O Corpo 2

Dissertações: Trabalho De Conhecimento Sobre O Corpo 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO

Trabalho de conhecimento sobre o corpo 2

Exercicio: Com base nos estudos das Unidades 1, 2, 3 e 4 do CRC responder as seguintes questões de filosofia humana e geral aplicada que trataram dos principais conceitos em fisiologia celular, fisiologia do sistema nervoso, fisiologia muscular e cardíaca, responda as questões a seguir.

1) O que são sinapses e quais as suas funções?

São os estímulos e implusos nervosos a sua função é de passar de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, à região de comunicação entre dois neurônios ou entre um neurônio e uma fibra muscular ou (neuromuscular).

2) Qual é a importância da bainha de mielina?

Ela possui uma película de lipídeos que envolvem o corpo axônio dos neurônios, quanto mais bainha de mielina maior a transmissão dos impulsos.

3) Qual é a relação entre os sistemas nervoso e muscular?

O sistema nervoso é onde ocorrem os estímulos através de experiências sensoriais como as visuais, as auditivas, as táteis, en¬tre outras. Assim, a informação é conduzida de uma forma seqüencial para a medula espinhal, ocorrendo em todos os níveis. Os estímulos são conduzidos, secundariamente, a outras partes do sistema nervoso, a função fundamental do esqueléticos e da musculatura lisa, bem como pelas secreções endócrinas e exócrinas em várias partes do corpo. Esse conjunto de processos é chamado de funções motoras do sistema nervoso, o qual é sistema nervo¬so (SN) é controlar as atividades corporais, esse controle é feito por meio do sistema nervoso motor. Esse controle é obtido pela contração dos músculos transmitido para os músculos pela placa motora, as respostas são transmitidas pelos nervos motores aos músculos. A relação entre os dois sistemas nervoso e muscular são as diversas informações sensoriais e motoras, e por estarem ligados entre si através dos mesmos.

4) Explique o mecanismo de contração muscular.

Primeiramente, é gerado um estímulo que percorre o neurônio motor até suas terminações na fibra muscular, entre as terminações axônicas e a membrana existe um espaço chamado de fenda sináptica

terminações axônicas liberam uma substância neurotransmissora, a acetilcolina, que age abrindo múltiplos canais na membrana muscular que permitem a entrada de grande quantidade de íons sódio para o interior da fibra muscular. Esses íons sódio tornam positiva a carga na membrana da fibra muscular despolarizando a membrana e criando um potencial na placa terminal (PPT). Esse potencial de ação é conduzido ao longo da superfície da fibra muscular e grande parte da eletricidade do potencial de ação propaga-se profundamente para dentro da fibra muscular em direção aos túbulos T, induzindo o retículo sarcoplasmático a liberar grande quantidade de íons cálcio que estavam ali armazenados. Esses íons cálcio vão permitir que sejam geradas forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que os filamentos de actina deslizem sobre os filamentos de miosina, constituindo o processo contrátil.

5) O que é uma contração isométrica? Dê um exemplo.

O músculo gera força sem que ocorra encurtamento muscular. Nessa condição, a tensão muscular aumenta, mas não ocorre movimento. Os músculos posturais do corpo, que atuam para manter a posição estática durante longos períodos na posição em pé ou sentada, estão em contração isométrica.

6) Explique, resumidamente, quais as funções dos átrios, dos ventrículos e das válvulas cardíacas?

função do átrio é funcionar principalmente como uma bomba fraca, que auxilia a impulsionar o sangue para o ventrículo. O ventrículo, por sua vez, fornece a principal força para impulsionar o sangue através da circulação pulmonar ou periférica. Para impedir o movimento retrógrado do sangue,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com