TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho unopar

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

Discentes: José Nogueira de Menezes

                 Karina Vargas dos Santos

                 Raianny Gonçalves Souza Martins

Docente: Prof. Me. Elvys Patrick Ferreira de Oliveira

Questões Avaliativas

  1. Defina relações internacionais.

Relações internacionais trata-se do estudo de empresas transnacionais, organizações internacionais, organizações não governamentais e as diversas áreas de interesse dos Estados a fim de se estabelecer um consenso político e econômico de relacionamento entre eles.

  1.  Explique a sociedade anárquica.

Anarquia trata-se de um regime onde não há necessidade de governo, onde a sociedade é considerada evoluída o suficiente para manter a ordem e boa vivencia em sociedade sem a necessidade de um poder dominante.

  1. Fale sobre o Equilíbrio de Poder.

O equilíbrio do poder tem como ideia principal a necessidade de se manter uma harmonia principalmente econômica entre os Estados visando o bom relacionamento entre eles, onde os mesmos buscam defender seus interesses individuais e ao mesmo tempo procuram um equilíbrio, que busca não só a paz, mas também a prevenção do surgimento de um poder único que se sobressaia aos demais.

4 – Diferencie superpotências, potências regionais, Estados emergentes e papel local.

Superpotência é a definição dada a nação que se destaca pelo seu poderio político, econômico e militar e que exerce grande influencia no cenário internacional, potencias regionais são os Estados de maior  representatividade quer seja dentro do seu bloco, quer seja, entre os Estados vizinhos, tendo maior influencia principalmente por sua economia, buscando a liderança acerca da sua região. Classifica-se como Estado emergente o país que sua economia partia de um estado de estagnação e na atualidade encontra-se em desenvolvimento, embora muitas vezes com poucos recursos e o papel local é representado pelos países com maior vulnerabilidade ou de uma certa deficiência econômica e social que tem o “acompanhamento” de Estados mais desenvolvidos com intuito de “ampara-los.”

5 – O que são as OI’s? Fale da sua importância.

São Organizações  Internacionais, caracterizada por uma associação de Estados estabelecida por um tratado de grande importância pois tratam de assuntos diversos desde a defesa dos direitos humanos ao financiamento de projetos, ao lado dos Estados as Organizações Internacionais tem sido atores de grande importância no cenário internacional.

6 – Explique a teoria realista das RI’s.

O realismo parte de pressupostos parecidos com o idealismo, entretanto a perspectiva realista encontra fundamentos para se opor claramente aos conceitos idealistas, entendendo o sistema internacional como um sistema anárquico e como um grande cenário de guerra de todos contra todos, onde os Estados agem de maneira racional visando seus próprios interesses, tendo seu foco principal na segurança do Estado e no poder acima de tudo, partindo de um aspecto competitivo e conflituoso.

7 – Explique a teoria do Liberalismo.

No Liberalismo as relações internacionais podem manter cooperação e paz, assegurando o crescimento do livre comércio e o desenvolvimento dos direitos universais. A teoria liberal destaca as relações internacionais como um palco em que atua uma variedade de personagens como os Estados e organizações.

8 – Explique a teoria do Neoliberalismo.

O neoliberalismo reitera os postulados realistas, segundo os quais o sistema internacional é anárquico e os Estados são seus principais atores, onde as instituições internacionais teriam, portanto, a função de permitir uma melhor transparência nas relações internacionais e assim, garantiriam resultados relativamente mais proveitosos do que aqueles que seriam obtidos sem a sua existência. A teoria neoliberalista  é fundamentada nas ideias de Keohane que reconsidera o papel das instituições internacionais, inserindo-as dentro de uma perspectiva de políticas de interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com