TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhp academico

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UFC VIRTUAL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – FOCO GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA

ESTUDO DE CASO – PORTFÓLIOS DE GRUPO

META – PERFIL E ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Histórico da Organização:

A Universidade Federal do Nordeste - UFNE é uma instituição pioneira na difusão do ensino superior da região. Com o propósito de desenvolver a região nordeste de acordo com suas características regionais, foi fundada há 60 anos e desde então é a principal responsável pela formação superior de profissionais para o mercado de trabalho da sua região.

Possui em seu quadro funcional 4.900 servidores, sendo 1.900 docentes e 3.000 técnico-administrativos distribuídos por 3 campi (1 na maior cidade da região e outros 2 nas cidades mais desenvolvidas economicamente).

A instituição conta com 73 cursos de graduação e 134 cursos de pós-graduação. Ao todo foram 24.857 alunos matriculados no último ano letivo.

O maior campus da UFNE, localizado na maior cidade da região, está dividido em 12 Unidades Acadêmicas. Cada uma dessas unidades é responsável por vários cursos de graduação e pós-graduação. Uma das maiores Unidades Acadêmicas é o Instituto Superior de Ciências Gerenciais – ISCG, que congrega cursos de graduação e pós-graduação na área administrativa. Ligado ao ISCG, temos o Centro de Ciências Administrativas – CCA, que  é responsável pelo cursos de graduação em Administração da UFNE. O CCA conta com 30 docentes, 10 técnico-administrativos e aproximadamente 400 alunos.

Situação - Problema

O CCA vem passando por vários ajustes ao longo dos últimos anos. Muitos professores e técnicos estão se aposentando, novos colaboradores entraram na equipe e a grade curricular do curso de graduação em Administração teve que sofrer modificações para se adequar às novas demandas sociais e de mercado. Além disso, o curso está sofrendo com um alto índice de reprovação, o que, acredita o Diretor do Centro, vem gerando um alto índice de desistência nos últimos anos.

As constantes mudanças na equipe também não têm ajudado o Centro. No último ano letivo, 5 professores e 7 técnicos se aposentaram. Outros 3 professores se afastaram do Centro para cursos de Doutoramento em outros estados. Para suprir a deficiência de pessoal foram contratados novos professores e técnicos efetivos, para ocupar as vagas de quem se aposentou, e também professores substitutos, para o lugar dos professores afastados. No entanto, a resistência a novos processos de trabalho, a luta de poder pelo espaço e o prestígio não reconhecido, foram fatores que contribuíram para o clima de conflito no Centro, entre os funcionários antigos e os novos ou temporários.

As reclamações são muitas. Os novos professores reclamam que trabalham mais que os antigos e que tem os piores horários e salas de aula. Os professores antigos acreditam que as técnicas metodológicas empregadas pelos novos professores, por exemplo, inserção de 20% das aulas presenciais utilizando o Ensino a Distância, não estão de acordo com o método utilizado pelo Centro e que eles precisam se adequar. Do outro lado, os técnico-administrativos reclamam que não tem voz no processo de tomada de decisão do Centro e exigem participar do mesmo. O Diretor do Centro está sentido cada vez mais a situação fugir ao seu controle e não está conseguindo encontrar uma saída para o caso.

Já o Centro de Ciências Tecnológicas - CCT foi criado há pouco mais de 10 anos. No entanto, em face da necessidade de expansão, recebeu nos últimos 5 anos o maior montante financeiro da instituição, para as adequações físicas e aquisição de equipamentos. Os projetos desenvolvidos no CCT passaram a receber recursos externos, oriundos de parcerias novas, dentre elas: a principal fornecedora de energia elétrica da região, os conselhos regionais e empresas multinacionais instaladas na região. Com jornada de trabalho flexível, porém cumprindo o que determina a lei e com direito à horas-extras em função de uma maior produtividade, o CCT passou a receber pedidos de realocação (mudança de centro dentro da própria instituição) de diferentes Centros da UFNE.

Devido ao fato da grande demanda que foi realocada no CCT, com o passar do tempo, passaram a existir problemas de relacionamento, como por exemplo, um servidor ocupante do cargo de Técnico em Informática que se submete a ser recepcionista do Centro em virtude da carga horária reduzida. O interesse despertado pelo CCT gerou, portanto, desvios de cargos da área técnico-administrativa, promovendo uma insatisfação pessoal, desmotivação, doenças emocionais no trabalho (depressão, enxaqueca, colites, problemas cardíacos, psioríase e alcoolismo) bem como conflitos interpessoais. As situações do dia-a-dia, a pressão para o término das atividades, a falta de planejamento, acabaram afetando a saúde e a psicodinâmica do trabalhador.

Após a implantação de algumas sugestões feitas pelos alunos da disciplina de Psicologia Organizacional do curso de Administração com foco em Administração Pública da UFNE, o clima geral na Universidade melhorou. Mas, após um período de calmaria, todos os problemas antigos retornaram e novas questões surgiram.

Um desses novos problemas foi gerado diretamente pelo Reitor da UFNE.

Atendendo aos interesses particulares de uma professora, ele conseguiu uma transferência da mesma para um órgão público do governo federal sem nenhuma ligação direta com a universidade. Além disso, não foi feita uma seleção interna ou externa para ocupar a vaga deixada pela docente. Isso gerou uma grande insatisfação na instituição, principalmente porque os dois envolvidos no caso, Reitor e Professora, são amigos de longa data e os funcionários da UFNE acreditam que esse foi o único fator motivador da transferência, que não é um fato comum na Universidade.

A UFNE também está enfrentando um problema com a última seleção para professor do CCA. O concurso, finalizado em Fevereiro, está sendo questionado na Justiça por um candidato que foi reprovado. Ele alega que o primeiro colocado foi favorecido pela banca examinadora, já que a esposa do mesmo também é professora da UFNE e o próprio candidato já foi professor temporário do CCA, quando desenvolveu laços de amizade com dois dos três membros da banca examinadora do concurso. O candidato reprovado afirma que devido aos relacionamentos pessoais entre um dos candidatos e a banca, o concurso deve ser anulado e um novo certame deve ser feito, mas dessa vez a banca examinadora deve ser composta por professores de outras instituições, que não a UFNE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com