TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trablaho

Por:   •  22/11/2015  •  Dissertação  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

Capitulo1: inovação e a dinâmica do mercado

Inovação é tida como elemento que gera vantagem competitiva e está alinhado com o sendo de oportunidade. Geração de valor para a organização na utilização de um conhecimento, que é a base na inovação, que se torna uma vantagem competitiva.

Deve ser considerado quando se fala em continuidade em inovações é importante olhar para fora e para o futuro, antecipando as mudanças no mercado, na tecnologia, na concorrência, nos produtos e serviços.

Nos períodos de incertezas e turbulências mercadológicas, as empresas buscam conhecimento fora dos limites da organização.

O ambiente de negócios é aquele onde acontecem todas as interações entre as organizações e os diferentes elementos que se relacionam com ela. Os impactos e as consequências dessas relações são mais ou menos  intensos dependendo do segmento de atuação das empresas.

O conhecimento que é absorvido externamente é disseminado e compartilhado de forma mais abrangente dento da organização. Passar a ser armazenado como parcela da base de conhecimento da empresa e passa a ser utilizado no desenvolvimento de  novas tecnologias, processos, produtos e serviços.

É verificada uma conversão de fora para dentro (do mercado para a empresa) e sequencialmente de dentro pra fora.

Uma empresa possui vantagem competitiva quando ela implementa uma estratégia geradora de valor.

Algumas inovações causam impactos tão significativos, que resultam em mudanças de comportamento e atitudes, fazendo com que as empresas passem a atuar de forma diferenciada, para estarem alinhadas cm as exigências e expectativas dos seus clientes.

Inovações não precisam ser necessariamente técnicas, podem estar relacionadas com aspectos sociais. A pratica da inovação se traduz através da busca sistemática de oportunidades inovadoras.

A busca incessante por conveniência no mundo atual gera algumas grandes reviravoltas em sistemas e processos previamente estabelecidos. A mudança continua verificada no ambiente de negocio é o que sempre proporciona a geração de oportunidade para tudo aquilo que é novo. As inovações que exploram adequadamente as mudanças possuem uma grande probabilidade de se consolidarem. Mudanças verificadas no comportamento dos consumidores, ou decorrentes de maior acesso a tecnologias e processos são exemplos.

Torna-se fundamental a realização de uma avaliação sistemática do ambiente de negócios, para que sejam identificados as áreas de mudanças, que oferecerão oportunidade para a implementação de inovações.

Inovações sistemáticas refere-se a busca ampla, continua e organizada de mudanças, e na analise sistemática das oportunidades que essas mudanças podem gerar para a inovação econômica e social.

Indicadores de mudanças confiáveis, que pode ser ocasionados pode um pequeno esforço ou estimulo (pode se observar sobreposições entre elas e simultaneidade):

- inesperado: sucesso, fracasso, evento externo, incerteza

- contraposição: relativos a como algo deveria ser e como é.

- mudanças na estrutura do mercado ou do setor industrial.

- inovação baseada na necessidade de determinado processo.

- mudanças demográficas.

- mudanças de percepção.

- um novo conhecimento.

Capitulo 2: A criatividade

Mercados apresentam alto grau de dinamismo e são altamente competitivos. A capacidade de criar e implementar as ideias é oque produzira a inovação como um diferencial competitivo.

A criatividade, por ser uma capacidade humana de geração de soluções ou alternativas engenhosas, pode ser promovida, aprendida, desenvolvida e refinada. Pode haver tanto estimulo quanto inibição do processo criativo pode parte dos gestores da organização. A implantação de ideia criativa e inovadora podem gerar resultados surpreendentes.

Criatividade é o processo de mudança, desenvolvimento e evolução na organização da vida subjetiva. É o processo que resulta em algo novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um numero significativo de pessoas em algum ponto no tempo.

Criatividade é a tradução dos talentos humanos para uma realidade exterior que seja nova e útil. Duas formas:

- através da habilidade de recombinar objetos já existentes de maneiras diferentes para novos propósitos

- abordando a forma com que a coisas estão inter-relacionadas.

A criatividade é considerada como uma habilidade para gerar novidade, levando a ideias e soluções uteis para solucionar problemas e desafios.

As diferente etapas que constituem o processo criativo são:

- percepção: seja de um problema, necessidade ou curiosidade.

- preparação: investigação do problema;

- incubação: desenvolvimento inconsciente;

- iluminação: momento efetivo da criação;

- verificação: compreende a etapa de verificação da efetividade da inovação.

As habilidades criativas são:

- fluência: relacionada com a quantidade de ideias geradas;

- flexibilidade: identificação de soluções sob diferentes perspectivas;

- originalidade: detalhamento e enriquecimento das ideias;

- elaboração: detalhamento e enriquecimento das ideias;

- sensibilidade para problemas; capacidade para encontrar uma necessidade.

Personalidades criativas possuem um alto grau de iniciativa e envolvimento nas atividades realizadas. Altamente otimistas e predispostas a enfrentar riscos. Altamente persistentes.

Há organizações que são altamente refratarias, e as principais causas da dificuldade de estímulos criativos são:

- a maneira como a organização tenta introduzir o uso da criatividade em seus domínios;

- a proliferação de programas sobre a criatividade.

A criatividade esta ligada as pessoas, ambientes, processos e produtos. O sucesso obtido através da introdução de programas de criatividade ou ainda através do simples estimulo para que ele seja potencializado, dependera do tratamento harmônico e equilibrado dado a essas quatro dimensões. O equilíbrio a ser obtido entre essas quatro dimensões esta relacionado com a cultura organizacional e com os gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com