TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trem de administração

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

 PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS - [pic 1]

UNIDADE CONTAGEM

Bandeirantes                 

Por: Gabrielle Cristina e Isabela Beatriz.

Prof.: Rafael

2018

Contagem

1- Que visão tinham os autores/artistas da FONTE 1 (Poema e Pinturas) sobre os bandeirantes? Retire informações dos documentos para embasar sua respostas.

2- E os autores da FONTE 2 (Matéria da revista), tinham a mesma interpretação? Qual era a sua visão sobre os Bandeirantes? Retire informações dos documentos para embasar sua respostas.

3- Tendo em vista as diferentes versões para um mesmo fato histórico escreva um texto (entre 10 e 20 linhas) sintetizando, sob o seu ponto de vista, quem eram os bandeirantes.

Respostas

1-  Os autores e artistas tinham uma  visão dos bandeirantes como homens de classe e andarilhos com grande contato com a natureza, que percorriam longas distâncias em busca de esmeraldas ou prata, pode ser ver isto no trecho do poema “À frente dos peões filhos da rude mata, Fernão Dias Pais Leme entrou pelo sertão (…)”. Além disso, percebe-se que no mapa “América” se tem a presença várias rotas que foram possivelmente adotadas pelos bandeirantes. Uma marca presentes no texto é a  perseguição dos bandeirantes  por índios “Soprara a destruição, como um vento de morte, Desterrando os pajés, abatendo as caiçaras”, estes homens  enfrentaram vários desafios em um longo período de tempo, no texto os bandeirantes são considerados homens nobres que  arriscam sua própria vida, de várias maneiras para conseguir os seus objetivos.

2- No texto “Os brutos que conquistaram o brasil” os bandeirantes são representados como homens sujos, descalços e famintos, andarilhos de uma coragem imensa, como podemos ver no trecho: “Andavam mais de 2000 quilômetros por vales e montes como se passeavam nas ruas de Madri - segundo o padre jesuíta espanhol Antonio  Ruiz Montoya”. Eles estavam em busca de ouro, índios e escravos. Um de seus grandes descobrimentos foram o Mato grosso, Minas Gerais e Tocantins, expandindo as fronteiras do Tratado de Tordesilhas. Durante suas caminhadas entravam em aldeias indígenas e conquistaram a sua confiança e amizade, para em seguida os atacar e escravizar fazendo com que os indígenas percorrem um longo caminha, até a vila de São Paulo, fazendo com que muitos destes  homens não sobrevivessem por vários motivos como doenças ou por conta dos confrontos. Os Bandeirantes apresentado no texto são completamente diferentes dos apresentados na maioria dos contextos, onde são mostrados como homens ricos, nobres e valentes mas na realidade são  homens  deixados à própria sorte pela coroa portuguesa tendo como principal renda a captura de indígenas.

3-  Os bandeirantes eram homens muito corajosos, sem medo do inimigo, dispostos a enfrentar qualquer coisa. Andavam mais de 2000 quilômetros a pé e descalços por diferentes lugares, sem cessar, enfrentando diferentes terras e grupos desconhecidos sempre dispostos a enfrentar tudo. Eles usavam a violência e andavam sempre armados enfrentando muitos grupos indígenas, aprisionando índios e escravos fugitivos, e até mesmo matando velhos e crianças por dinheiro. Eles foram extremamente importantes para a exploração das terras inabitadas e desconhecidas até então do Brasil, aumentando limites territoriais impostos pelo Tratado de Tordesilhas, e sendo essenciais para a colonização. Além disso, foram eles que encontraram pedras preciosas no território brasileiro  e faziam expedições com o objetivo de achá-las, eles foram essenciais para o desenvolvimento da economia brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com