TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo e São João Del Rei

Por:   •  28/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.416 Palavras (14 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI – UFSJ

ADMINISTRAÇÃO INTEGRAL

URIAS HELBER MONTEIRO

O PODER DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NA CONJUNTURA DO AFLUXO TURÍSTICO: UMA ANÁLISE DA EFICÁCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SÃO JOÃO DEL REI E SUAS IMPLICAÇÕES NO TURISMO DA CIDADE.

 

 

      

 

 

 

     

São João Del Rei - MG

JANEIRO/2017


URIAS HELBER MONTEIRO

O PODER DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NA CONJUNTURA DO AFLUXO TURÍSTICO: UMA ANÁLISE DA EFICÁCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SÃO JOÃO DEL REI E SUAS IMPLICAÇÕES NO TURISMO DA CIDADE.

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Administração integral da Universidade federal de São João Del Rei (UFSJ), a ser utilizado como pré-requisito para a obtenção de nota no trabalho Final de conclusão da Disciplina: Métodos e Técnicas em Administração.

Orientador: Professor Doutor Fernando Pacheco Cortez

São João Del Rei - MG

JANEIRO/2017 [pic 1]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------- 03
  1.  OBJETIVOS ------------------------------------------------------------------------- 06
  1. OBJETIVO GERAL -------------------------------------------------------- 06
  1. OBJETIVO ESPECÍFICO ------------------------------------------------- 06
  1. REVISÃO DE LITERATURA -------------------------------------------------------------- 07
  2. METODOLOGIA ----------------------------------------------------------------------------- 08
  3. CRONOGRAMA ------------------------------------------------------------------------------ 12
  4. ORÇAMENTO --------------------------------------------------------------------------------- 13
  5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------------ 14

[pic 2][pic 3]

  1. INTRODUÇÃO

De posse de 853 municípios, o estado de Minas Gerais possui hoje aproximadamente 586.521,235 km2 de extensão podendo ser encontrado no sudeste do Brasil, em 2016 possuía uma população estimada em 20.997.560 pessoas (IBGE, 2016).

Minas Gerais surge num contexto econômico bastante repercutido na história, o Ciclo do Ouro, ele foi fator determinante no desenvolvimento do estado, uma vez que, na época, muitos exploradores que se agruparam na região para explorar as minas foram permanecendo e criando povoados e vilas possibilitando a gênese da atual Minas Gerais

Dentre os municípios que foram constituídos durante a descoberta do ouro no início do século XVIII, encontra-se o de São João Del Rei, situado na região das vertentes mais ao centro de Minas.

O município possui atualmente 1.452,002 Km2. Sua população aferida pelo censo do IBGE em 2010 era de 84.469 habitantes (IBGE, 2010). Cercada por uma área onde o terreno é predominante montanhoso a cidade de São João Del Rei se mostra encoberta pelas serras de São José e a Serra do Lenheiro.

Em sua dissertação (OLIVEIRA 2007) diz que de acordo com informações da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ASLEMG 2006) “a região é produtora de minérios chegando a possuir onze empresas industriais de extração mineral e três fábricas de objetos de estanho de qualidade internacional”. A cidade é aclamada por fazer parte de um dos pontos turísticos mais famosos de Minas, a Estrada Real.

O turismo sempre esteve atrelado ao lazer e pode ser visto como o aproveitamento da ociosidade, porém somente na segunda metade do século passado é que os trabalhadores passaram a possuir este tempo para o ócio.

Portanto, com uma demanda crescente de turistas no mercado, o turismo passou a ser pautado como uma potencial atividade econômica (CARVALHO, 2000).

De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT, o turismo pode ser entendido como “as atividades realizadas pelas pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes de sua residência habitual, por período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios entre outras” (OMT, 2001, p. 38).

Em 2003 foi criado no Brasil o Ministério do Turismo (MTur), ele possibilitou uma constituição eficiente de meios para tornar possível o reconhecimento de muitos municípios como destino turístico no Brasil, angariando mais recursos e desenvolvimento para as cidades.

Para conjecturar tal feitio o Ministério precisou impulsionar políticas públicas de turismo. No entanto estas políticas foram trabalhadas sob a primazia da descentralização, visando distribuir a responsabilidades entre os estados e municípios.

Sabendo disso, é válido assinalar as potencialidades turísticas de São João Del Rei. Seu valor arquitetônico e suas tradições históricas ainda é referência em muitas cidades, o reconhecimento de seu patrimônio cultural e sua preservação possibilita um significativo afluxo turístico, que vem justamente à procura de um saber mais minucioso e ainda factível sobre o passado colonial brasileiro.

No entanto apesar da formação de um Ministério do Turismo e de seus esforços em criar um sistema descentralizado de incentivo ao turismo através das políticas públicas, percebe-se que muitos municípios não conseguem conjecturar medidas que possam efetivamente influenciar de maneira positiva seu sistema turístico e por consequência no desenvolvimento e criação de renda.

O projeto de pesquisa atual propõe realizar uma análise das políticas públicas de apoio ao turismo no município de São João Del Rei, tendo como principal objetivo entender o desempenho dos gestores na cidade.

Este trabalho levanta o seguinte problema: como a gestão das políticas públicas municipais, na cidade de São João Del Rei, focalizando-se em aspectos administrativos e socioeconômicos, pode refletir, de modo eficiente, na formação de um afluxo turístico mais factual e com potencial de crescimento econômico?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com