TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Especiais em Gestão Governamental III

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

Tópicos Especiais em Gestão Governamental III

Cap. 15 – Governo Eletrônico (livro Prado, Souza, 2014)

1ª Atividade – Nota= 7,5/10,0

1 – De forma genérica, podemos apresentar o conceito de governo eletrônico como sendo a utilização da internet e da web para ofertar informações e serviços governamentais aos cidadãos. De modo a possibilitar uma compreensão didática do termo, Gil-García e Luna-Reyes identificaram na literatura pelo menos três diferentes abordagens para conceituar governo eletrônico. No entanto, a tipologia desenvolvida pelas Nações Unidas tem sido a mais utilizada, por incorporar grande parte das características anteriores. No início era composta de cinco estágios, mas depois o quarto estágio (denominado “interatividade”) foi incorporado ao estágio posterior (“transacional”). Hoje, o modelo utilizado pelas Nações Unidas no desenvolvimento de sua pesquisa anual de governo eletrônico apresenta os seguintes estágios:

a) Estágio I – Emergente; Estágio II – Melhorado; Estágio III – Conectado; Estágio IV – Transacional.

b) Estágio I – Serviços; Estágio II – Informações; Estágio III – Transacional; Estágio IV – Operacional.

c) Estágio I – Emergente; Estágio II – Melhorado; Estágio III – Transacional; Estágio IV – Conectado.

d) Estágio I – Melhorado; Estágio II – Emergente; Estágio III – Transacional; Estágio IV – Conectado.

2 – Leia as assertivas a seguir referente às dimensões do governo eletrônico:

I - O e-Serviço público prevê melhoria na prestação de serviços ao cidadão; e a e-Democracia, que subentende maior e mais ativa participação do cidadão, possibilitada o uso das TIC no processo democrático.

II - e-Administração pública “relaciona-se à melhoria dos processos governamentais e do trabalho interno do setor público pela utilização das TIC.”

III - O portal de periódicos da CAPES é um tipo de e-Serviço público.

IV - e-Democracia relaciona-se à utilização das TIC para possibilitar uma participação maior e mais ativa do cidadão nos processos democráticos e de tomada de decisão do governo.

Estão corretas:

  1. Apenas I, III e IV.

  1. Apenas II, II e IV.
  1. Todas estão corretas.
  1. Nenhuma.

3 – Leia as assertivas a seguir referente à Inclusão digital e marque a opção INCORRETA:

Escolha uma:

  1. Dispor de recursos e de conhecimentos para o seu uso, tais como enviar um e-mail, procurar informações ou comprar um livro pela internet, digitar um texto, verificar ou postar comentários em redes sociais, é chamado de exclusão digital.

  1. No Brasil, a inclusão digital tem sido decrescente, muito embora os níveis ainda sejam altos em comparação ao de outros países.
  1. As dimensões “tecnologia” e “telecomunicações” se referem à posse de bens necessários a um indivíduo para que possa participar da sociedade digital a partir de sua casa, como hardware, software e mecanismos de conexão (linha telefônica, cabo, rádio).
  1. Os benefícios de ações de inclusão digital envolvem, entre outros: O número crescente de pessoas jovens e capacitadas a utilizar dispositivos de TIC; O desenvolvimento e a disseminação rápida de jornais e revistas eletrônicas; Maior acessibilidade a bibliotecas públicas digitais; Melhoria do nível de qualificação de professores.

4 – Sobre confiança no e-governo, podemos afirmar que:

Escolha uma:

  1. Sabe que há a desconfiança na implementação de iniciativas de governo eletrônico, e por outro, a população eleva seu nível de dúvida na gestão pública por meio de tais iniciativas.

  1. A utilização do governo eletrônico reduz a confiança dos cidadãos no governo.
  1. A confiança em um governo facilita a adoção de ferramentas de governo eletrônico por parte da população. No entanto, a percepção de risco vai ser maior e as expectativas com o novo serviço serão negativas em comparação a situações com menor presença desse fator.
  1. A primeira categoria (crença geral na competência do governo) pode ser analisada em dois níveis, quais sejam, a confiança nos políticos e a confiança na máquina do Estado em entregar os serviços de que a comunidade precisa, por meio das agências e da execução dos processos.

5 – No que se refere à privacidade das informações voltadas para o governo eletrônico, na medida em que aumentam os esforços dos governos para a criação de mecanismos de governo eletrônico, tais como e-serviços públicos, e-participação e e-administração, acumula-se também a quantidade de informações armazenadas em bancos de dados. Quando se pensa em privacidade dentro de um contexto de governo eletrônico, são dois os principais enfoques:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com