TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Especiais em Gestão Governamental III

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.371 Palavras (14 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 14

 UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

PEDAGOGIA – E. A. D.

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

PEDAGOGIA – E. A. D.

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Trabalho apresentado como exigência da Disciplina Projeto e Pratica de Ação Pedagogia do 3º Período do curso de Pedagogia para Educação Infantil turma de 4 a 5 anos.

Professora Lucy Almeida


SUMÁRIO

1.TEMA......................................................................................................3

2.JUSTIFICATIVA......................................................................................3

3.SITUAÇÃO PROBLEMA.........................................................................4

4.PUBLICO ALVO......................................................................................4

5.OBJETIVOS............................................................................................4

6.EMBASAMENTO TEORICO....................................................................5

7.PECURSOS METODOLOGICOS............................................................7

8.RECURSOS............................................................................................7

9.CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES........................................................8

10.AVALIAÇÃO........................................................................................10

11.REFERÊNCIAS...................................................................................11 3


1. TEMA

Alimentação saudável.

2. JUSTIFICATIVA

Este trabalho busca mostrar a importância de se desenvolver um projeto voltado a uma alimentação saudável das crianças. Este tema está sendo abordado, devido ao fato de existirem muitos casos de doenças e problemas causados por uma má alimentação e o fato de crianças estarem desenvolvendo cada vez mais cedo doenças consideradas de adultos como: diabetes, pressão alta, triglicérides, obesidade e outras. Na observação dos alimentos que as crianças trazem no lanche, vemos baixa qualidade nutricional e o grande consumo de “fast-food” e por isso foi escolhido o tema de projeto.

O propósito é incentivar hábitos alimentares nas crianças para ingerirem alimentos saudáveis desde cedo e conhecer a importância e os benefícios para sua saúde. Saber que a alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias de que o nosso organismo necessita para um bom funcionamento e que requer equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais para que se desenvolvam e se tornem um adulto saudável e feliz.

Visto que a escola, é um dos meios que contribui para essa formação ela tem o importante papel de educar e conscientizar seus alunos. A escola é uma instituição de grande influência na vida das crianças, sendo assim, é o lugar ideal para se desenvolver ações de saúde e o desenvolvimento de uma alimentação saudável através de atividades lúdicas. Parte-se do princípio que uma ação desta natureza e porte, não se desenvolve plenamente tendo como alvo somente os alunos, porém deve envolver toda comunidade escolar para que alcance o objetivo que vá além da escola. Queremos a construção de um conhecimento crítico que estimule a busca de condições para um viver mais saudável. E por sabemos que a alimentação correta de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo.  Sendo assim, esse é o nosso papel como educadores.

Todo mundo sabe da importância de comer bem: traz benefícios para a saúde, ajuda a nos manter ativos para realizar as tarefas do dia a dia e melhora até o humor. Uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente. Requer muita diversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Na escola, um espaço ocupado por crianças e jovens, isso se torna ainda mais relevante.


3. SITUAÇÃO PROBLEMA

Para que uma criança tenha um desenvolvimento satisfatório é necessária uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas, proteínas e sais minerais, pois cada um desses alimentos possui propriedades que ajudam no desenvolvimento físico e mental. Trazendo benefícios para a saúde ajudando a manter ativo para realizar as tarefas do dia a dia.

Alguns alimentos têm em suas características funções especificas que não podem deixar de serem ingeridas, podendo comprometer a nossa saúde. É preciso mostrar a importância de uma alimentação saudável e balanceada e quais os benefícios e a necessidade de ter uma diversidade de alimentos ingerido diariamente.

Quando apresentado às crianças vários tipos de frutas, muitas delas não conhecem, não o dia a dia, percebemos que a escola é o lugar ideal para desenvolvermos ações que promovam debates e atividades sobre alimentação saudável e desta forma conseguir inseriro do pressuposto que essa ação não se desenvolve plenamente tendo como alvo somente os alunos, então deve envolver toda comunidade escolar e os pais dos alunos objetivando a construção de hábitos saudáveis.

O domínio dos salgadinhos, doces e chocolates, porém, já é questão de saúde pública. Em 2008mostra que o aumento do número de crianças com excesso de peso varia de 10,8% a incríveis 33,8% conforme a cidade ou região. Diversos outros problemas, como diabetes, hipertensão arterial, alterações ortopédicas e elevação dos níveis de colesterol e triglicerídeos, têm se tornado frequentes entre a garotada.

4. PÚBLICO ALVO

O projeto será desenvolvido com as crianças da Educação Infantil de 4 a 5 anos

5. OBJETIVOS

 Adquirir hábitos saudáveis e atitudes para uma boa alimentação

 Identificar as preferências alimentares dos alunos

 Reconhecer a necessidade de hábitos saudáveis

 Saber reconhecer os alimentos que fazem bem à saúde

 Reconhecer a importância de uma alimentação saudável e porque nos alimentamos

Desvende as charadas, encontre os alimentos e descubra mais sobre eles


 Identificar as cores e texturas e os diferentes sabores/cheiros dos alimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com