TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Especiais em História Cultural

Por:   •  2/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES (ICHCA)

CURSO DE HISTÓRIA

HISL151: Tópicos Especiais em História Cultural – 2019.2

Professora: Ana Claudia Aymoré Martins (ana_aymore@hotmail.com)

FICHA DE LEITURA LITERÁRIA (PARCIAL/FINAL)

Nome: Rayssa Danielle Lins de Aquino

Livro: PAIVA, Marcelo Rubens. Ainda estou aqui– 1º ed, - Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

País, ano e título da publicação original: Publicado pela editora Alfaguara, em 04 de Agosto de 2015.

Número de páginas: PDF, epub.  Disponibilizado pela Le Livros, contendo 173 páginas.

Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias

Narrador/a: Narrado 1º pessoa, pelo próprio autor Marcelo Rubens Paiva.

Personagens: Marcelo Paiva, Eunice Paiva e Rubens Paiva.

Tempo da diegese: Na primeira parte do livro a história se passa entre 1971, 2008, 2014. Como se tratam de memórias, o autor as relata no seu presente 2014-2015.

Espaço da diegese: São Paulo

Como descobri/ justificativa da escolha: Tive conhecimento do livro a partir da lista de sugestão de leitura desta disciplina. Escolhi essa obra, por ser uma obra biográfica e de memórias, tendo protagonista Eunice Paiva, que hoje sofre com o Alzheimer, a curiosidade sobre como o autor explanaria essas memórias a partir dos lapsos de lucídes da mãe e de suas próprias memórias definiu a escolha.

Curiosidades: O livro foi elaborado pelo autor a partir da percepção da importância das memórias, em um contexto de sua vida onde a memória de seu pai (Rubens Paiva) estava sendo resgatada, provavelmente devido ao processo da comissão nacional da verdade iniciado em 2014, que trouxe informações sobre a morte do pai durante o período da ditadura militar, a perda de memória da sua mãe que sofre alzheimer, inclusive o nome da obra vai fazer referência a frase que a mãe usa quando esta se sentindo confusa e o nascimento de seu filho criando assim uma nova memória.

Impressões, pensamentos, sentimentos e pontos de vista:

- “Não nos lembramos das primeiras imagens e feitos da vida”, já nessa primeira frase do livro, me senti recebendo um convite para resgatar a primeira memória que tive, a mais antiga, me esforcei antes de retomar a leitura e quando continuei fiquei presa na narrativa.

- “Alzheimer”, ao falar sobre a condição da mãe veio um sentimento de pesar e empatia, uma mulher que lutou (e luta) para conseguir reestruturar a vida com os filhos após a morte do marido pela ditadura e que acaba perdendo suas memórias, por conta da doença, logo quando há um processo de tentar desvendar o que aconteceu com seu marido.

Citações:

“Já temos MEMÓRIA desde o primeiro dia em que nos deram à luz! Temos lembranças assim que acordamos, lembramos que o mundo é magnífico, sentimos um vazio no estômago, uma fralda pesada, molhada, e lembramos que, se chorarmos, milagrosamente aparece alguém que nos livra do desconforto.” p.18

“O renascimento de um fato psicológico passado, seu reconhecimento e localização são as condições necessárias das lembranças. Ou da memória. Elimine um deles, não será lembrança, mas reminiscência.”  p.19

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com