TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL POR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E O PAPEL DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  12.272 Palavras (50 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 50

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL -  ESAB

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL POR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E O PAPEL DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

VILA VELHA -  ES

ANO – 2019

sumario

1 INTRODUÇÃO        3

1 1 IMPORTÂNCIA DO ESTUDO        3

1.2 QUESTÃO DE PESQUISA        5

1.3 HIPÓTESES OU PROPOSIÇÕES        5

1.4 OBJETIVOS        6

1.4.1 Objetivo geral        6

1.4.2 Objetivos específicos        6

1 5 METODOLOGIA        7

1.6 ESTRUTURA DO ESTUDO        7

2-CONTABILIDADE GERENCIAL        9

2.1 CONCEITO        9

2.2 AS FERRAMENTAS DA CONTABILIDADE GERENCIAL        11

2.2.1 Planejamento Tributário        11

2.2.2 Análise das Demonstrações Contábeis        12

2.2.3 Cálculos de Custo de Produtos/Mercadorias/Serviços Vendidos        14

2.2.4 Cálculo de Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio        15

2.2.5 Cálculo de Preço de Venda        15

2.2.6 Técnicas de Análise de Investimentos        16

2.2.7 Orçamento        17

2.3 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA PEQUENA EMPRESA        18

2.4 O PAPEL DO PRESTADOR DE SERVIÇOS CONTÁBEIS NO FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AO ADMINISTRADOR DA MICRO E PEQUENA EMPRESA        22

3 PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS        27

3.1 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS        27

3.2 AMOSTRA        28

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS        30

4.1        APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS        30

4.1.1 Escritório Contábeis        30

4.1.2 Micro e pequenas empresas        34

4.2 CONFRONTO DOS RESULTADOS OBTIDOS COM REFERENCIAL TEÓRICO E HIPÓTESES INICIAIS        37

5 CONCLUSÃO        39

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        41

APÊNDICE A:         43

                


1 INTRODUÇÃO

1 1 IMPORTÂNCIA DO ESTUDO

O tema contabilidade gerencial é bastante retratado para fins de pesquisa. Porém, mesmo assim é desconhecido ou ignorado pela maioria dos administradores de micro e pequenas empresas, e não utilizado por grande parte dos prestadores de serviços contábeis.

As micro e pequenas empresas representam uma parcela expressiva na economia nacional. As dificuldades financeiras são realidade em grande parte destas empresas, e a falência em decorrência deste problema também. No atual cenário mundial, onde a competitividade é cada vez mais crescente, é necessário para uma boa administração, informações que auxiliem o gestor na tomada de decisão. A contabilidade gerencial vem a contribuir na reversão desta realidade, se aplicada corretamente.

Para Cia e Smith (2001, p.1) o mau gerenciamento tem sido um dos principais motivos de fracasso das pequenas e médias empresas:

As PMEs (Pequenas e Médias empresas) têm desempenhado um papel.

Relevante na economia nacional, mas também tem sido vistas como um desafio às tantas dificuldades econômicas e administrativas. Os fatores econômicos têm sido apontados como razão mais frequente para o fracasso de tantas pequenas empresas, no entanto, é possível que a fraqueza gerencial seja a principal causa subjacente.

A contabilidade gerencial é destinada aos usuários internos da empresa, administradores, proprietários, gerentes, diretores etc. Diferente da contabilidade financeira que registra fatos já ocorridos, a contabilidade gerencial fornece informações úteis e relevantes na tomada de decisão, destinadas ao futuro da empresa.

Contabilidade Gerencial é o ramo da Contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial. (CREPALDI, 2002, p.18).

A contabilidade gerencial utiliza-se de diversas ferramentas para fornecer estas informações, entre elas: orçamento, planejamento tributário, análise das demonstrações contábeis, cálculos de custo de produtos/mercadorias/serviços vendidos, análise de margem de contribuição, definição do preço de venda, cálculo de ponto de equilíbrio, técnicas de análise de investimentos, entre outras. A contabilidade gerencial, por não ser obrigatória, poucas vezes é utilizada nas micro e pequenas empresas.

 O empresário não conhece os benefícios que a contabilidade gerencial pode trazer ao seu negócio. Ele vê a contabilidade como uma obrigação que deve ser cumprida em atendimento ao fisco. Em grande parte das micro e pequenas empresas as decisões são tomadas baseadas no conhecimento empírico do administrador, o que justifica o insucesso de inúmeras empresas.

 Diante da concorrência, de dificuldades financeiras e econômicas, ou até mesmo no momento de investir, o administrador não possui dados que lhe permitam definir qual a melhor escolha. “Os administradores das micro e pequenas empresas, geralmente, agem de forma empírica ou tomam decisões por sentimentos.” (ALMEIDA E BATISTA, 2002, p.80).

Percebe-se que a pequena empresa carece de orientações para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. São empresas diferentes das grandes empresas, que normalmente possuem profissionais próprios para auxiliar nestas orientações. A micro e pequena empresa necessita de estudos específicos voltados às necessidades das suas problemáticas. (CAVALCANTE E SCHNEIDERS, 2008, p.74)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82.7 Kb)   pdf (447.9 Kb)   docx (146.4 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com