TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PLANEJAMENTO, INTERLIGADO A UM CONTROLE GERENCIAL, NAS PEQUENAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  19/9/2018  •  Resenha  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do artigo: “O papel do planejamento, interligado a um controle gerencial, nas pequenas empresas de Construção Civil”.

O artigo “O papel do planejamento, interligado a um controle gerencial, nas pequenas empresas de Construção Civil” escrito por Nelma Mirian Chagas de Araújo e Gibson Rocha Meira, mestres em Engenharia de Produção e docentes do Instituto Federal da Paraíba, foi realizado com o intuito de modificar a realidade vivida por pequenas empresas, dando-lhes maior poder de competição diante das grandes empresas atuantes no mercado, para isto os autores propõem que estas empresas passem a ter um melhor controle e planejamento de suas atividades.

Em Introdução, eles abordam a importância da indústria da construção civil para o país (constatou-se que esta indústria representa 13,5% do PIB (dados referentes a 1996), perdendo apenas para a indústria de transformação, com 19%.), eles também apontam que, por ser uma indústria bastante fragmentada, se faz necessário um planejamento e controle gerencial para que essas pequenas empresas possam se adaptar ás mudanças do ambiente competitivo.

No segundo tópico intitulado como Planejamento, os autores falam da importância do planejamento para uma maior segurança e menor custo na obra. Dessa forma, é necessário que o planejamento seja implementado na empresa como empreendimento, para se evitar a minimização de sua aplicação, devendo a equipe de planejamento funcionar como suporte aos setores usuários na utilização das técnicas de acompanhamento.

Em Custos, vimos que, quanto mais uma obra é planejada e controlada, menor será o seu custo. Na Construção Civil são utilizados normalmente os custos diretos e indiretos. Os diretos representam as partes do custo que dependem da quantidade de serviço existente, os indiretos não dependem da quantidade de serviço existente. Planejar e controlar também resultam em despesas, para isso deve-se ficar atento para que a relação custo x benefício seja positiva.

No tópico intitulado Orçamento, nota-se que para orçar uma obra ou um empreendimento é necessário calcular o seu custo, de forma bem detalhada, com o propósito de que o custo calculado seja o mais próximo do real. A elaboração de um orçamento é bastante importante, pois evita atrasos e desperdícios além de facilitar o acompanhamento da obra, a maioria das pequenas empresas efetuam seus orçamentos utilizando informações de publicações especializadas o que pode não representar seus custos reais de produção, já as grandes empresas, por utilizarem seus próprios índices para fazer o orçamento, apresentam resultados mais reais.

Em Planejamento e Controle de Obras, de acordo com os pesquisadores Alberton e Ensslin (1994), técnicas como o diagrama de barras, cronograma de Gantt, etc. ajudam o planejamento e controle de obras. Dessa forma é mais fácil prever e corrigir futuros problemas do dia-a-dia na obra. Várias inovações vem sendo adotadas pelas empresas de construção, dentre elas destaca-se: informatização do planejamento; exposição de planos de obras simplificados no próprio canteiro, de forma a engajar a mão-de-obra mais intensamente no alcance das metas; coleta sistemática de dados para o controle.

Diante disso as Considerações ressaltam que a maioria das pequenas empresas de Construção Civil de João Pessoa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com