TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA PROPOSTA DE ORÇAMENTO FAMILIAR E EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA FAMÍLIAS DE CLASSES D & E NO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA (2015).

Por:   •  9/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

UMA PROPOSTA DE ORÇAMENTO FAMILIAR E EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA FAMÍLIAS DE CLASSES D & E NO MUNICÍPIO DE HORTOLÂNDIA (2015).

Justificativa:

Em um país, como o Brasil, com grande desigualdade de renda, os indivíduos com baixo poder aquisitivos devem ser capazes de maximizar a utilização de seus recursos para vencer as dificuldades impostas pela disparidade existente.com isso, um programa de educação financeira para famílias social-economicamente vulneráveis torna esse tema relevante. Esse projeto visa mostrar para essas famílias que, a falta de planejamento dos indivíduos, a falta de conhecimento sobre educação financeira e a alta propensão ao consumo aliado a baixa valorização do futuro, a necessidade de status e fatores externos tais como: a alta taxa de juros, desemprego, desestabilização familiar e problema de saúde são razões para o endividamento.  Infelizmente no Brasil, a educação financeira não faz parte do universo educacional familiar, e apesar de já iniciado este trabalho em algumas escolas do país, o alcance do conhecimento ainda não é relevante. Da mesma forma como há uma deficiência de orientação financeira no espaço escolar no currículo de nossas crianças e adolescentes de nível médio, da mesma forma também no espaço acadêmico, observamos uma deficiência na grade curricular sobre um conteúdo como esse, orçamento familiar, dessa forma entendemos que o trabalho trata ferramentas indispensáveis, importantes para o aprimoramento nas discursões de gestão familiar no espaço universitário.

Planejar o orçamento doméstico é uma atitude muito importante, principalmente quando se trata de família de baixa renda. É necessário definir prioridades, estabelecer metas e fazer escolhas. É uma ação que pode envolver toda a família. Aprender a controlar receitas e despesas ajuda a construir as bases para uma vida financeira saudável, com bem-estar e equilíbrio. Sem planejamento, as famílias enfrentarão muitos problemas.

.

Revisão bibliográfica:

 Este projeto ressalva a importância da educação financeira inserida na realidade das famílias desde a infância. Segundo Cerbasi (2006, p.94), “os pais não devem esperar seus filhos chegarem à determinada idade para iniciar sua educação financeira. Devem começar quanto antes, desde as primeiras atividades sociais da criança”. Consideramos que a aprendizagem financeira deve ser inserida precocemente a fim de evitar problemas financeiros futuros, propõe-se um plano de independência financeira.

Entretanto o autor Kiyosaki (2012, p.05), relata que “o numero de pessoas que vive oficialmente abaixo da linha da pobreza esta aumentando rapidamente. O numero de pessoas que estão trabalhando além da idade de 65 anos esta aumentando”. Significando que, essa pessoa continua a trabalhar para conseguir manter o orçamento familiar. Dessa forma, tomando as ideias de Cerbasi e Kiyosaki, nos reconhecemos à necessidade de estabelecer no município de Hortolândia, uma proposta de orçamento familiar, uma vez que nos não temos esse trabalho não só nas escolas, como também no município de Hortolândia pra classes d & e.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com