TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Financeira Familiar

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.796 Palavras (36 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 36

CARLA DOS SANTOS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR

SÃO PAULO/SP

2015

Sumário

INTRODUÇÃO 3

PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR 4

CONSUMO, POUPANÇA E INVESTIMENTO. 5

CONSUMO 6

RENDA 7

POUPANÇA 8

INVESTIMENTOS FINANCEIROS E INVESTIDORES. 9

CADERNETA DE POUPANÇA 9

CERTIFICADO DE DEPOSITO BANCÁRIO (CDB) 10

FUNDO DE RENDA FIXA 10

FUNDOS DI 10

FUNDOS DERIVATIVOS 11

FUNDOS CAMBIAIS 11

IMÓVEIS 11

FUNDOS IMOBILIÁRIOS 11

AÇÕES 12

FUNDOS DE AÇÕES 12

FUNDOS BALANCEADOS 12

DÓLAR 12

TESOURO DIRETO 13

PLANOS DE PREVIDENCIA PRIVADA 13

O PLANO DE PREVIDÊNCIA FECHADA 14

PGBL (PLANO GERADOR DE BENEFÍCIOS LIVRES) 14

VGBL (VIDA GERADOR DE BENEFÍCIOS LIVRE) 14

INVESTIDOR 15

PERFIL DE RISCOS 15

CONSERVADOR 15

MODERADO 15

AGRESSIVO OU ARROJADO 15

ASPECTOS (CLASSIFICAÇÃO) DE RETORNO DO INVESTIMENTO 15

LIQUIDEZ 15

SEGURANÇA 16

RENTABILIDADE 16

INADIMPLÊNCIA 16

PLANEJAMENTO FINANCEIRO VISANDO LIQUIDAR A DÍVIDA 20

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA 26

CONCLUSÃO 28

BIBLIOGRAFIA 29

FIGURAS

Figura 1 7

Figura 2 16

Figura 3 17

Figura 4 21

RESUMO

Planejamento Financeiro: Analisando onde se erra em questão de gastos, vemos que o consumo com coisas supérfluas vem crescendo a cada dia, e que as pessoas não tem controle com seus gastos, deixando de poupar de modo adequado e consciente. O planejamento financeiro no âmbito familiar se torna uma ferramenta para atingir o equilíbrio financeiro e organizarem as dividas, e que o habito de anotar todos os gastos em uma planilha ou caderneta, faz com que se tenha uma maior compreensão do que se consome no mês. A educação financeira no inicio da vida escolar das crianças e jovens também vem tomando espaço, pois, se não ensinar as crianças e jovens a terem controle do que se tem, não saberão lidar com conflitos financeiros na vida adulta, e que se desde pequeno tiverem a consciência de como saber administrar os gastos terão uma independência financeira cedo e uma aposentadoria tranquila.

ABSTRACT

1. INTRODUÇÃO

O Planejamento Financeiro é uma estimativa de receitas e despesas, para um determinado período permitindo as famílias, de uma forma organizada, verificar a situação financeira atual bem como a possibilidade de fazer uma previsão sobre os recebimentos e gastos futuros.

Um bom planejamento financeiro tem o objetivo de criar estratégias visando o acumulo de bens e valores para formação do patrimônio, ajudando a conquistar etapas importante na vida da população brasileira, independente do grau de conhecimento ou idade, em qualquer etapa da nossa vida somos obrigados a fazer planejamento.

Considerando que um dos maiores problemas das famílias e da nova geração de jovens é o consumo desenfreado, cada vez mais presente, sendo atraídos pela tecnologia moderna e propaganda maciça, levando ao aumento das dividas e a inadimplência.

O consumo consciente é uma forma responsável de adquirir produtos e serviços essenciais e importantes para nosso dia-a-dia, e o brasileiro esta cada vez mais consciente preferindo o consumir mais bens essenciais.

O rendimento de cada individuo se torna útil quando bem utilizado. Quanto mais alto for o rendimento maior será a necessidade de poupar. O habito de poupar a renda exige das famílias, responsabilidade, determinação e força de vontade, procurando se precaver do futuro incerto. Contudo, falta conscientização para que e a população consiga por si só poupar seus rendimentos, fazendo aplicações financeiras que preservem seu capital. Muitas pessoas desconhecem por onde começar e de que forma investir, não sabendo que existem diversas formas e lugares para adquirir conhecimento e habilidades. E poupar é uma questão de prioridade e que com o passar do tempo vira rotina.

A falta de preocupação e responsabilidade com a administração das contas faz com que aumente o consumo desnecessário, levando a perda do controle e aumento exagerado das dividas, acabando com o seu próprio bem estar e de sua família. Deve-se ter a consciência de controlar todos os gastos mensalmente, contas a serem pagas, para se ter maior clareza a visão de onde se esta errando. O erro do consumo desenfreado, da falta de entendimento para lidar com a renda e a falta de conhecimento para investir o que se ganha, sempre leva a inadimplência.

O presente trabalho ira abordar o tema “Planejamento Financeiro Familiar” procurando fornecer elementos básicos para que os jovens se interessem sobre o assunto, bem como adultos, para chegarem a um nível de esclarecimento e entendimento da necessidade de maior controle sobre as finanças que possibilite manter um padrão de vida adequada e maior liberdade financeira, para consumir de forma consciente.

A importância desse planejamento financeiro para crianças, jovens e adultos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.8 Kb)   pdf (349.1 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com