TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE 1 – ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Por:   •  19/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Disciplina de Organização, Processos e Tomada de Decisão

UNIDADE 1 – ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Atividade 1 – Exercícios

Discente: Heuler Marques da Silva                                         Data: 18/08/2019

1. Explique a finalidade do organograma dentro de uma organização pública. [0,05]

A representação gráfica da estrutura hierárquica de uma empresa, é chamada de Organograma, o desenho organizacional.

A representação gráfica da organização, é considerado a melhor maneira de identificar os cargos e funções de uma empresa. Outra vantagem do organograma é identificar falhas estruturais na empresa, tais como duplicidade de funções e o consequente desperdício de mão-de-obra.

Alguns dos principais objetivos de um organograma são: comunicar os vínculos e relações de interdependência entre os vários departamentos,  apresentar os diversos órgãos competentes de uma organização e indicar os níveis hierárquicos em que se dividem uma determinada empresa.

2. Após ler o texto da Unidade 1 sobre as organizações formais e as informais, explique e exemplifique a formação de uma organização informal dentro de uma organização pública. [0,1]

A organização informal é constituída por grupos de afinidades e proximidade dos indivíduos. Dentro de uma organização pública, por exemplo, a relação formal é marcada pela clara divisão de trabalho e pela especialização das atividades, enquanto a relação informal é marcada pela afinidade entre as pessoas que ali trabalham.

Um exemplo, é interação dos colegas em um intervalo, onde nesse rolam conversas informais.

3. Tendo em vista os tipos de organograma apresentados nesta Unidade, realize uma pesquisa procurando por dois tipos diferentes de organograma em duas instituições públicas diferentes. Apresente cada uma das instituições, demonstre os seus organogramas e especifique o tipo adotado. [0,15]

Uma Escola Municipal possui um Organograma Vertical.

Escola Municipal Samuel do Vale Lacerda

[pic 1]

Organograma Funcional da Secretaria Municipal da Prefeitura de Florianópolis

[pic 2]

4. Faça um resumo do artigo “Comunicação Pública” de autoria de Jorge Duarte. [0,2]

A Comunicação Pública ocorre no espaço formado pelos fluxos de informação e de interação entre agentes públicos e atores sociais (governo, Estado e sociedade civil – inclusive partidos, empresas, terceiro setor e cada cidadão individualmente) em temas de interesse público.

A Comunicação Pública ocupa-se da viabilização do direito social coletivo e individual ao diálogo, à informação e expressão. Assim, fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo temas de interesse coletivo.

A comunicação política trata do discurso e ação de governos, partidos e seus agentes na conquista da opinião pública em relação a idéias ou atividades que tenham a ver com poder político, relacionado ou não a eleições.

A comunicação pública diz respeito à interação e ao fluxo de informação relacionados a temas de interesse coletivo. O campo da comunicação pública inclui tudo que diga respeito ao aparato estatal, às ações governamentais, partidos políticos, terceiro setor e, em certas circunstâncias, às ações privadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (178.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com