TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Por:   •  19/4/2020  •  Resenha  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Resenha Crítica de Caso

Cecilia Fernanda González Ciarcelluti

Trabalho da disciplina CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL                                                                     Tutor: Prof. ANDREA QUINTELLA BEZERRA

Florianópolis

2020


NETFLIX

Referências: SHIH WILLY, KAUFAN STEPHEN E SPINOLA DAVID. Havard Business School, 610-P02, 2009.

Reed Hastings fundou a Netflix em 1997, primeiramente como um serviço de entrega domiciliar aos clientes que alugavam filmes através de um site on-line.      

Logo, anos depois, se tornou uma grande marca que hoje está presente no dia a dia da população dos Estados Unidos e de vários outros países, como no Brasil, que hoje representa o oitavo maior mercado de OTT do mundo (serviços Over-The-Top são aqueles que se brindam a través de Internet).

A ideia surgiu a partir de um desconforto do fundador ao encontrar na sua casa um filme com prazo de entrega vencido e ter que pagar uma alta multa por atraso ao devolve-lo.

Ele pensou em uma oportunidade de desenvolver um negócio onde podia oferecer às pessoas um serviço inovador no qual os consumidores não tivessem que sair de casa para alugar um filme, eles poderiam receber o material no conforto do seu lar com entrega via correios.

Na época, a Blockbuster dominava o mercado de locação de vídeos nos Estados Unidos.

A gigantesca empresa acreditava que o aluguel de filmes vinha de uma disposição instintiva do cliente.

Baseados nessa crença, a estratégia de crescimento da líder constava em cobrir geograficamente a maior parte do território possível, abrindo novos pontos a partir de uma análise cuidadosa dos dados locais, que incluía a concentração dos clientes e a proximidade da concorrência.

Desde o começo, a Blockbuster não enxergava como uma ameaça à Netflix para seus negócios.

Outra estratégia da gigante líder era manter lançamentos filmes novos, pois a demanda de locação destes era grande, em contrapartida, a aquisição destes títulos custava mais que filmes de produção independente. A Blockbuster não se interessava por estes, haja vista a irregularidade na demanda.

Nas lojas físicas os estoques de lançamentos correspondiam em média 70% de todo material. No entanto, na Netflix aproximadamente 30% do estoque era de lançamento e o restante de material alternativo.

Uma deficiência do negócio da Blockbuster eram as despesas com a estrutura das lojas e os custos com empregados.

A Netflix nasceu como uma alternativa atraente. Receber em casa o filme da sua preferência era um dos principais diferenciais. Por contraparte, esperar por muito tempo para que o DVD chegasse em casa era uma das desvantagens.

Constantemente foram buscadas alternativas para melhorar a oferta, foram criados polos de distribuição e houve parceria com o serviço postal dos EUA. Agilizando assim a distribuição das copias.

No decorrer do tempo, havia uma necessidade cada vez maior de se adaptar ao mercado e superar obstáculo vindos da evolução da tecnologia, para isto, uma das estratégias de marketing da Netflix foi investir em novas tecnologias, desenvolvendo programas promocionais com os fabricantes e vendedores de aparelhos de DVD, fornecendo assim uma fonte de conteúdo para os clientes.

Por outro lado, a Netflix também desenvolveu uma ferramenta estratégica que consistia em um motor de busca no próprio site que permitia aos clientes percorrer facilmente suas seleções por títulos, ator, diretor e gênero. Usando essa base de dados como pesquisa, os clientes forneciam informações que permitiram a Netflix criar um sistema de recomendação para os usuários a partir das suas preferências. Também, o site ocultava os filmes que não estavam mais em estoque, evitando o desconforto do cliente

Por outro lado, o modelo de preços da Netflix era semelhante ao oferecido pelas lojas de vídeo tradicionais e ainda havia a demora de entrega causando frustração ao cliente. Assim, para compensar essa desvantagem, a Netflix, ofertou seus serviços na forma de assinatura com pagamento mensal. Primeiramente, o modelo permitia manter quatro filmes em sua posse e receber quatro novos filmes a cada mês, logo o direito de locação passou a ser ilimitado para os assinantes, criando uma proposta de valor atraente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com