TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Por:   •  11/10/2019  •  Resenha  •  3.611 Palavras (15 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

Luciene Santos Castelo Branco

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Projetos

                                                                 Tutor: Prof. José Manuel B. Lourenço

Vila Velha

2019


Estudo de Caso de Harvard: O escritório de gerenciamento de projetos AtekPC

Referência: F.Warren Mcfarlan, Mark Keil e John Hupp  

O escritório de gerenciamento de projetos AteckPC

A indústria da informática passava por grande pressão e Strider, Diretor de Informática da AtekPC, reconheceu que a indústria passava por uma transição e que sua organização de Tecnologia da Informação (TI) se envolveria em projetos de grande importância, já que o objetivo de AteckPC era assumir um papel de liderança em tais mudanças. Este pensamento fez lembrar da iniciativa do PMO, que uma vez implementada de modo correto, poderia ser uma grande ajuda para a AteckPC. O PMO havia se tornado parte da cultura da empresa

         

Formação da Indústria

A indústria de informática passava por sérias pressões sobre custos e passava por um período de consolidação. Com as quedas das margens de lucros, os fabricantes de computadores iniciavam estratégias de redução de custo voltadas para a melhora da eficiência de suas cadeias de suprimentos, ao mesmo tempo em que reduziam o custo da distribuição.

Os últimos resultados financeiros dos fabricantes de computadores mostram uma redução nas vendas e na lucratividade.

Uma variedade de fatores contribuiu para esse cenário e um deles era a popularidade dos telefones celulares, PDAs e software de aplicação baseada na internet.

As pessoas tinham necessidade de agilidade e praticidade e o celular ou tablet atendia perfeitamente, era possível acessar e-mails a qualquer hora, de qualquer lugar, sem precisar carregar um computador.

Os fabricantes de computadores ignoraram essa realidade por anos e essa queda no mercado fez com que elas reagissem, estão cortando custos e para isso, eles já estão aprimorando suas operações por meio do uso de tecnologia da informação e buscam novos produtos e mercados para manter o crescimento da receita e aumentar a lucratividade.

AteckPC

Fundada em 1984, a AtekPC cresceu para se tornar um fabricante de computadores de médio porte nos EUA, tendo em 2006 vendas de $1,9 bilhão. A AtekPC empregava 2.100 funcionários plenos e mais 200 de meio período. Apesar da história de rápido crescimento nos anos 1990, a AtekPC se viu lutando junto de outros fabricantes de computadores pelo mundo enquanto passavam pela transição de uma indústria em crescimento para uma indústria madura. A indústria dos computadores passa por uma consolidação conforme grandes participantes adquirem os menores para obter maior escala. Deste modo, este é o pano de fundo de nossa indústria hoje. Nós possuímos uma necessidade maior do que nunca de sermos agressivos e nos movermos rapidamente, de modo que possamos reduzir custos e obter novos mercados.

A AtekPC já havia iniciado diversas iniciativas e projetado o posicionamento da organização para o futuro. Uma dessas iniciativas foi a criação do Escritório de Planejamento Estratégico, cuja responsabilidade era propor mudanças de negócios. Sob a orientação do Escritório de Planejamento Estratégico, o esforço PMO inicial que era focado em projetos de TI um dia se tornaria uma iniciativa PMO. A AtekPC reconheceu que eles precisariam ser capazes de gerenciar projetos de modo mais eficiente e efetivo para que as propostas do Escritório de Planejamento tivessem sucesso. Em março de 2007, o Escritório de Planejamento Estratégico e o PMO inicial estavam em operação há apenas alguns meses. De acordo com Strider, a AtekPC passava por uma competição crescente sobre o preço e a administração sofria grande pressão para garantir que cada ação tivesse um retorno visível.

Tecnologia da informação na AtekPc

Com o passar dos anos, a AtekPC desenvolveu um amplo portfólio de aplicações. Estas aplicações eram focadas principalmente no nível operacional para funções comerciais típicas de um fabricante de computadores, como contabilidade, fornecimento, produção, vendas e distribuição. Projetos de sistemas de informação eram normalmente esforços operacionais ou de manutenção feitos sob solicitação de determinada área funcional. Eles costumavam ser projetos pequenos e de médio porte em relação ao tamanho e a duração, e eram administrados informalmente sem práticas padronizadas.

O ambiente de mudança por qual passava a AtekPC criou diversos desafios que eles planejavam abordar com projetos de escala grande e complexa. O novo PMO estava sendo apresentado para fornecer a padronização no gerenciamento destes projetos e para obter melhorias no planejamento e no desempenho das iniciativas. Apesar de a AtekPC ter participado de alguns projetos grandes no passado que empregavam algumas práticas formais, estes projetos não resultaram na formalização duradoura das práticas.

Em 2007, projetos de TI costumavam ser gerenciados ao se incluir responsabilidades de GP para alguém da equipe de desenvolvimento que era responsável por determinada área funcional. Por exemplo, o analista Chefe responsável pela Produção também teria a função de gerente de projetos. O analista Chefe supervisionava grupos de trabalhos de analistas e programadores de vários níveis diferentes de habilidade e eram responsáveis por satisfazer as solicitações das áreas funcionais e pelo desempenho de seus grupos de trabalho. Usando um processo informal de iniciação de projeto, os usuários solicitavam serviços de TI por meio do Analista Chefe que gerenciava os projetos com o apoio de recursos em seus grupos de trabalho. O gerente, neste caso de Gerente de Sistemas de Produção, resolvia quaisquer problemas e conflitos, se necessário; de outra maneira, a solicitação era recebida, executada e entregue por meio do Analista chefe. Métodos de Projeto, documentação, práticas e ferramentas eram individualizados pelo analista Chefe com pouca ou nenhuma consistência pelos grupos de TI ou áreas comerciais. A AtekPC percebeu os muitos benefícios desta abordagem informal para os projetos. Analistas Chefes frequentemente passam mais tempo em suas áreas e desenvolvem um conhecimento aprofundado das atividades comerciais, necessidades e pessoas. Como consequência de sua abordagem informal, eles forneceram uma resposta rápida para solicitações de usuários e foram capazes de equilibrar necessidades críticas emergentes em seus grupos de trabalho com alguns conflitos. Por causa deste histórico de entrega responsiva, foi depositada confiança considerável entre a área funcional e seu Analista Chefe. O relacionamento baseado em confiança foi altamente personalizado para os funcionários como indivíduos, e as lealdades surgiram em ambos os lados. A abertura destes relacionamentos permitiu que o analista Chefe juntasse e avaliasse rapidamente os requisitos para obter um consenso sobre cronograma e data entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com