TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Por:   •  10/2/2020  •  Resenha  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Resenha Crítica de Caso

MURILO PEREIRA

Trabalho da disciplina Visão Estratégica no Gerenciamento e Pessoas

Tutor: Prof. José Manuel Bernar Borges

RIO DE JANEIRO

2019


 ANNE RILEY: DISPENSADA

Referências: SUCHER, S. J.; ANDREWS, P.

A resenha crítica conta a história sobre a dispensa de Anne Riley da Storrow Capital e seu temor de ser mal avaliada numa entrevista e faz uma análise posterior relacionando com a disciplina de visão estratégica no gerenciamento de pessoas.

Anne Riley formada Bacharel em Ciências em Contabilidade com foco em finanças em uma Universidade de alto nível fora contratada por um dos maiores bancos do mundo para trabalhar como analista.

Com um objetivo de carreira claro e definido, o objetivo de Riley era trabalhar, após o MBA, em uma grande empresa de Private Equity. Normalmente pra conseguir um cargo em PE, eram necessários alguns anos trabalhando em consultoria ou bancária e ainda ser promovido, em empresa de PE, a um cargo júnior e finalmente iniciar a escola de negócios.

Após 3 anos, ofereceram um cargo de analista, na Storrow, para Riley. Ela tinha recebido vários convites, mas conta do prestígio resolveu aceitar o convite da Storrow.

A equipe de analistas da Storrow, em 2008, era composta por 25 analistas pré-MBA e um tutor ficava responsável por 2 analistas.

Por causa do bônus, o salário de Riley teria um aumento significativo em relação ao emprego no banco. O plano era ficar 2 anos e depois fazer o MBA. Porém, as coisas não saíram conforme o planejado, pois em 2008, a economia do mundo começou a entrar em uma forte recessão, afetando a Storrow que optou por demitir um analista júnior de cada equipe que possuíam 2.

Anne Riley não esperava pela dispensa, assim como nenhum dos outros analistas juniores, mas seu chefe a chamou para uma conversa e explicou que ela, assim como os outros analistas juniores seriam dispensados não nenhuma falha em suas habilidades, mas somente por conta do pouco tempo de em que estavam na empresa (5 meses). Riley poderia ficar utilizar os recursos da Storrow para encontrar um novo emprego.

Riley começou a pensar também em quanto tempo ficaria desempregada e depois a imaginar quais seriam os motivos pelos quais ela foi dispensada e o outro analista do seu grupo fora mantido. O que teria feito de errado? Porque a balança não pendeu para seu lado? Esses questionamentos a deixavam insegura.

O outro analista não tinha uma base muito forte em finanças, mas se socializava muito bem com os analistas seniores. Ele acabara de ser pai. Anne agora se sentia punida por não ter uma família.

Ela estava com raiva da Storrow, pois descobriu que em todas as oportunidades de dispensa, a empresa dispensou a analista mulher.

 Riley estava preocupada com o peso que poderia ter uma dispensa de uma empresa como a Storrow, além disso uma recessão econômica deixava as coisas mais difíceis. Recrutadores poderiam avaliar esse curto período com um demérito profissional.

Recuperada do choque da dispensa, Riley precisaria seguir em frente e utilizou do networking que a Storrow havia disponibilizado.

Ela tinha uma escolha a fazer: tentar permanecer no ramo de PE ou seguir novos caminhos em carreiras que talvez não pagasse tão bem, porém que ela gostasse mais.

Depois de várias conversas na Storrow, aconselharam-na a tentar um cargo na Memorial Automotives Tecnologies (MAT), a qual havia sido gerenciada por seu grupo na Storrow.

A expectativa de Riley era de assumir grande responsabilidade como mão direita do diretor executivo, a  empresa ainda estava passando por mudanças animadoras. Porém um antigo colega com MBA de escola de alto nível foi dispensado da Storrow e recebeu o cargo que seria destinado a Riley a jogando para um nível abaixo da hierarquia. Ela iria trabalhar com o diretor financeiro de um dos seis negócios principais da MAT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com