TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I

Por:   •  2/1/2018  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I

PROFESSOR: CESAR VALENTIM DE OLIVEIRA

ALUNO: VÍTOR BARNABÉ ELOY

RESENHA CPC 04

CPC 04

O CPC 04 discorre sobre a conta ativo intangível e tem como objetivo definir suas formas de mensuração, reconhecimento, evidenciação, aplicação, apuração, ajudando tornar mais uniforme as questões envolvendo esta conta. No ativo intangível são registrados os direitos que tenham por objeto bem corpóreo destinados à manutenção das atividades da empresa, não apresentando características físicas. Em algumas situações podem estar presentes em materiais que tenham forma física, trazendo elementos de ativo tangível, sendo necessário no caso, uma avaliação dos elementos que possuem maior influência.

Os ativos intangíveis mantidos para venda, não circulantes mantidos pra venda e o goodwill adquirido em combinação de negócios não se aplicam ao CPC 04, afinal têm um pronunciamento específicos para tais casos. Após o reconhecimento inicial, é importante que o ativo intangível seja apresentado ao custo, exceto caso aja a amortização e perda acumulada. Após o reconhecimento os ativos intangíveis podem ser mensurados pelos métodos de custo e reavaliação. No método de custo, o intangível é mensurado ao custo e é subtraído caso venha a ter eventuais amortizações e perdas acumuladas. No método de reavaliação, o ativo intangível deve ser mesurado pelo valor reavaliado, utilizando o valor justo dado ao item na data da avaliação, tendo a mensuração baseada no mercado ativo. Os integrantes do ativo intangível devem podem ser classificados como definidos ou indefinidos, e tal classificação se dá através da avaliação dos itens, que têm uma perspectiva na sua vida útil.

Os itens intangíveis também devem ser avaliados pela perspectiva da sua vida útil, podendo ser classificados como definidos ou indefinidos, a partir da sua expectativa de limite temporal seja previsível ou não. Os elementos classificados definidos devem ser amortizados ao longo da sua vida útil que foi inicialmente estimado, e os indefinidos não devem ser amortizados, o que dá à classificação uma forte importância para a conta do ativo intangível. É necessário que os ativos intangíveis sejam divulgados nas demonstrações financeiras, devendo conter os métodos de amortização e o valor contábil.

.

   

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com