TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.

Por:   •  1/2/2016  •  Resenha  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.

INTRODUÇÃO A FILOSOFIA.

RESUMO - CIÊNCIA

JOSÉ RODRIGUES DE SOUZA

RGA: 201403230307

I SEMESTRE

CIÊNCIA

          A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o universo funciona. Apesar de nem todas as invenções científicas terem trazido benefícios aos seres humanos. O método científico refere-se a um aglomerado de regras básicas de como deve ser o procedimento a fim de produzir conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento, quer seja este fruto de uma totalidade, correção (evolução) ou um aumento da área de incidência de conhecimentos anteriormente existentes. Método científico é o caminho trilhado pelo cientista quando em busca de "verdades" científicas. Começa por uma fase de observação indo para a teoria e fechando em uma generalização com capacidade de previsão. O cientista visa ser imparcial e sem preconceitos ao registrar dados. A ciência pode ser confirmada por qualquer um que queira repetir o experimento original.

          A visão simples do método científico é a natureza das afirmações por observação. Não existe afirmação por pura observação que seja completamente neutra. Indução é o raciocínio que consiste em generalizar alguma proposição válida em casos particulares para todos os casos. Trata-se do meio comum de raciocínio das ciências, naturais e sociais, para estabelecimento das "leis" que descrevem o comportamento da natureza e da sociedade. Um resultado obtido por indução, contudo, não é garantido, pois seria derrubado por um único contra exemplo. No entanto, há que se admiti-los, já que não há outra forma de proceder. Toda a ciência é, portanto, provisória, sempre. Todo o conhecimento científico não é garantido, estando sempre sujeito a revisão. Isso, inclusive, é um dos aspectos mais belos da ciência: a sua ausência de dogmatismo. Usamos argumentos indutivos o tempo todo. É a indução que nos conduz que o futuro se assemelha ao passado. Dedução é o raciocínio que parte de alguma preposição genérica e a particulariza para certos casos especiais. Uma vez que a proposição genérica seja verdadeira, a que dela é deduzida necessariamente o será. A dedução é, pois, lógica, restando, assim, aferir a validade do raciocínio que foi desenvolvido. Deduzir é, assim, tirar consequências. Note que uma dedução por um raciocínio válido não garante a veracidade de sua conclusão, que depende da veracidade das proposições a partir do qual ele foi desenvolvido. E, em última análise, no princípio, tem que haver alguma proposição que não tenha sido deduzida de nenhuma prévia. Essas são obtidas por indução ou assumidas como verdadeiras aprioristicamente. São os axiomas e postulados. A diferença é que um axioma é inteiramente arbitrário enquanto um postulado é plausível face os dados observacionais. O evolucionismo social representou uma tentativa de formalizar o pensamento social com linhas científicas modeladas conforme a teoria biológica da evolução. Se organismos podem se desenvolver com o passar do tempo de acordo com leis compreensíveis e deterministas, parece então razoável que sociedades também o podem. Isso marca o início da antropologia como disciplina científica e uma despedida das tradicionais visões religiosas de culturas "primitivas".

          O Falsificacionismo Para Karl Popper: o problema central da filosofia da ciência reduz-se em grande parte ao problema da demarcação, o que permite distinguir uma teoria cientifica de uma não cientifica? Popper era um realista. Para ele, o realismo significava que o mundo existe e que essa existência é de alguma forma independente de nós. O objetivo da ciência era situar essa realidade. Baseava-se numa teoria que correspondia à verdade, acreditando que esta era possível, mas nunca tendo a certeza de ter chegado a esta.
         Falsificabilidade é o critério de demarcação para se considerar uma teoria científica: uma teoria é científica na medida em que se possibilita ser submetida a testes que a refutem. Popper propõe que um enunciado cientifico não deve ser passível de ser provado verdadeiro, e sim, deve poder ser falso, e estabelece este como o critério de demarcação, ou seja, uma teoria cientifica deve ser falseável, mudando um critério que antes era positivo, para negativo, deve ser possível refutar, pela experiência, um sistema científico empírico. E através desse critério (falseabilidade), que é usado até hoje, conseguiu demarcar diversas teorias que não eram cientificas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com