TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  3/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS















Administração do Relacionamento com os Clientes e a Dimensão Social do Consumo - Empresa CPFL Companhia Paulista de Força e Luz.















CAMPINAS - SP

2020

Alinne Martins de Souza Maciel N563GB4

Danielle Soares da Silva F30BFD7

Gabriel Donaire Rodrigues N5404J1

Izabela Evangelista dos Santos N631CD7

Thayna Vitória Beleboni N6668H8



Administração do Relacionamento com os Clientes e a Dimensão Social do Consumo






Atividades Práticas Supervisionadas – APS – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 1º semestre, do curso de Administração ou Ciências Contábeis da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.







CAMPINAS – SP

2020

Sumário


























1 Introdução






























2 Perfil da organização

A CPFL (Companhia Paulista de Luz e Força), com razão social CPFL Energia S/A sendo uma Empresa privada de capital aberto, atuando na área de distribuição, geração, comercialização e soluções de energia elétrica e serviços do Brasil, fundada em 16 de novembro de 1912, no interior de São Paulo, atualmente atende mais de 687 municípios e opera em 4 estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais), com sede em Campinas/SP.

Com atuação dentro na bolsa de valores do Brasil em B3 Bolsa, Brasil, Balcão, com o nome de pregão CPFL Energia, com sua sigla CPFE3. E já esteve dentro da maior bolsa de valores do mundo, a bolsa de valores de Nova Iorque com atuação em NYSE New York Stock Exchange, com seu nome de pregão CPL.

Figura 1 – Sede Companhia Paulista de Força e Luz na região de Campinas São Paulo.

[pic 1]

Fonte: Wikipedia CPFL

Figura 2 – Mapa da Sede Companhia Paulista de Força e Luz na cidade de Campinas São Paulo.

 [pic 2]

Fonte: Google Maps CPFL Sede.

Os principais municípios que a CPFL Paulista atua são: Campinas, Americana, Piracicaba, São Carlos, Araraquara, Bauru, Marília, Ribeirão Preto, Franca, Araçatuba e São José do Rio Preto e mais 250.

O Rio Grande Energia S/A tendo principais municípios Caxias do Sul, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Canoa, São Leopoldo, Novo Hamburgo e mais outros 255.

A CPFL Companhia Paulista de Força e Luz Santa Cruz segue atuando nos principais municípios dentro do Estado de São Paulo com ligações com o Estado de Minas Gerais sendo eles Itapetininga, Ourinhos, Avaré, Jacarezinho, Casa Branca, São José do Rio Pardo, Jaguariúna, Pedreira, Mococa, São José do Rio Pardo e mais outros 39 municípios.

BAESA Energia é uma empresa importante das subsidiárias da CPFL com atuação em Usinas Hidrelétricas entre os municípios de Anita Garibaldi Santa Catarina (SC) e Pinhal da Serra Rio Grande do Sul (RS). A empresa proporcionou inúmeros benefícios aos municípios próximos sendo um deles Serra dos Gregórios, Lagoa da Estiva e Campo Belo do Sul e a população local.

Envo Energia Solar, é uma criação recente da Companhia voltada toda para a sustentabilidade, exercendo um trabalho de transformar energia solar em energia elétrica, tornando esse consumo para clientes de comercio de pequeno porte e residenciais oferecendo um negócio sustentável e uma energia renovável. O Grupo CPFL aposta muito nesse mercado de energia solar por ser um trabalho que pode ter muitos resultados positivos para o desenvolvimento do país. Em primeiro momento esse projeto será instalado na região metropolitana de Campinas, Sorocaba, Jundiaí e arredores.

A Companhia Paulista de Luz e Força é uma empresa com 20 subsidiárias  sendo elas CPFL Renováveis, CPFL Brasil, CPFL Piratininga, CPFL Paulista, CPFL Santa Cruz, CPFL Geração, Rio Grande Energia, CPFL Serviços, CPFL Eficiência Energética, Envo Energia Solar, CPFL Atende, CPFL Total, NECT Energia, CPFL Transmissão, Epasa Centrais Elétricas da Paraíba, Ceran Companhia Energética do Rio das Antas, Enercan Usina Hidrelétrica Campos Novos S.A., BAESA Energia Hidrelétrica Barra Grande, Foz do Chapecó, Paulista Lajeado.

Figura 3 – Usina Hidrelétrica BAESA Barra Grande, divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

[pic 3]

Fonte: Site da empresa BAESA.

Figura 4 – Fazenda Solar em Americana São Paulo, inaugurada pela Envo Energia Solar.

[pic 4]

Fonte: Site Jornal O Liberal.

2.1 Força de trabalho

A CPFL é muito importante entre as mais fortes empresas de energia elétrica do país, por conta disso, possui um sistema com mais de 13.000 funcionários qualificados, desde jovens aprendizes até presidentes (ensino médio com pós/MBA) Master of Business Administration.

 A CPFL patrocina em parceria com o SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial com o objetivo de mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho. Nesse curso os pré-requisitos são ensino médio completo, acima de 18 anos, não ter restrição para trabalho em altura, possuir CNH definitiva (Carteira Nacional de Habilitação).

Os cargos são determinados a partir do CHA (Competências, Habilidades e Atitudes) do colaborador, destinando então qual cargo da empresa ele irá preencher, podendo exercer com maior competência e êxito o seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (527.7 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com