TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um caso de sucesso em treinamento de pessoas, texto de Abraham Shapiro, 2007.

Por:   •  22/10/2016  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Um caso de sucesso em treinamento de pessoas, texto de Abraham Shapiro, 2007.

O texto discorre um caso de uma indústria de peças metal-mecânicas e seu relacionamento com o RH e os treinamentos aplicados. Setor que era reconhecido por levar os funcionários da empresa do “nada” para “lugar nenhum” com os seus treinamentos, onde estes passavam mais a ser como “retorno compulsório ao jardim de infância“, o que acarretou sobre a empresa insatisfações, até que a engenharia iniciou a redação de um manual de procedimentos e padronizações de etapas operacionais, onde foi formado grupos de estudos que discutia amplamente os projetos, dando oportunidades aos funcionários de expressar suas opiniões. Então a versão que os engenheiros julgavam finalizada na ocasião em que os encontros começaram sofreu grandes e positivas alterações graças à participação de todos. Surgindo assim a versão 2.0, cujos autores eram, agora, todos os colaboradores do setor produtivo, e a partir desta ocasião os treinamento tornou se o meio real de desenvolvimento de pessoas.

Demonstrando que um treinamento eficiente é aquele realizado conforme as necessidades da organização, que consequentemente trás vários pontos positivos, tais como: profissionais capacitados, vantagem competitiva, maiores níveis de qualidade e aumento da produtividade. E um treinamento mal planejado trás descontentamento, perda de investimento e profissionais acomodados. Podendo assim compreender que estes para realmente gerarem pontos positivos eles precisão ser planejados de acordo com as carências de cada empresa, que segundo Chiavenato (2010), o processo possui quatro etapas: diagnósticos das situações, programação de treinamento, execução do treinamento e a avaliação e o controle. Assim conforme Lacombe (2011) o treinamento é fundamental em uma entidade, sendo o RH o setor mais significativo, pois é ele que orienta os treinamentos. Devendo estes serem realizados não apenas para melhoria do clima organizacional ou autoconhecimento, mais também pelas necessidades, de uma forma eficaz á melhorar o negócio sob várias perspectivas, aumentando então o lucro.

Referências:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas, o Novo Papel dos Recursos Humanos nas organizações. Rio de janeiro: Elsevier, 2008.

LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com