TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos de Caso - Gestão de Pessoas

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Estudos de Caso - Gestão de Pessoas

Data de envio pelo portal: 03/12/19

Leia os casos a seguir e responda às questões apresentadas.

Google

Afinal, em que mundo você pode levar seu cachorro para trabalhar, escolher o horário que quer chegar e sair do trabalho, ter um café da manhã balanceado, definir o momento e o local para realizar suas atividades, ter à disposição mesas para jogos durante o expediente, ter uma verba destinada à decoração de sua mesa, poder agendar sessões de massagem e ioga durante o expediente, reservar uma sexta-feira por trimestre para que os colaboradores saiam juntos para se divertir.... Além de tantos benefícios, a empresa trabalha para que as “mentes brilhantes” permaneçam brilhantes, incentivando a atualização e aprimoramento de conhecimento por meio da verba destinada à educação, concedida para que os funcionários possam fazer cursos de línguas, MBA’s ou cursos de pós-graduação. Cada colaborador pode, ainda, gastar 20% do seu tempo (o que equivale a um dia por semana) para se dedicar a projetos pessoais. Esse é o Google!

1. Sobre a descrição apresentada anteriormente, quais elementos da cultura organizacional podem ser destacados, em termos dos elementos culturais? (Aponte 2 práticas que ilustrem elementos.)

R: A cultura organizacional determina as principais características da empresa. Existem elementos que auxiliam na compreensão da cultura organizacional, dentre eles, podemos identificar no texto acima Valores - “Poder levar seu cachorro para trabalhar, escolher o horário que quer chegar e sair, [...] poder agendar sessões de massagem e ioga durante o expediente”; Crenças e pressupostos – “a empresa trabalha para que as “mentes brilhantes” permaneçam brilhantes, incentivando a atualização e aprimoramento de conhecimento por meio da verba destinada à educação”; Ritos, rituais e cerimônias – “reservar uma sexta-feira por trimestre para que os colaboradores saiam juntos para se divertir”.

2. Qual o papel dos fundadores no processo de criação da cultura organizacional?

R: O fundador da organização representa o proprietário e/ou o principal dirigente da empresa. Este possui um papel de extrema importância na criação da cultura organizacional, pois as características da empresa são formadas através dos moldes do fundador, ou seja, todas as tradições, formas de fazer, bem como os elementos simbólicos contidos nas dinâmicas das práticas organizacionais estão diretamente relacionados ao perfil do fundador da organização que as constituiu e iniciou a formação de suas culturas.

A Powerconsulting

A PowerConsulting é uma grande consultoria em assuntos administrativos. Seu portfólio de serviços abrange assessoria em qualidade e produtividade. Sua carteira de clientes abrange 120 indústrias de porte e novos contratos de consultoria estão sendo negociados. Preocupado em manter uma equipe de consultores de alto padrão para atender ao crescimento dos serviços, o presidente solicitou à diretora de RH, Marina Silveira, um projeto sobre um novo sistema de recrutamento e seleção de candidatos a consultores. Marina trouxe à mesa do presidente um sistema de preparação a partir da admissão de trainees – uma vez que é quase impossível recrutar consultores prontos no mercado, Marina propõe um intenso programa de treinamento e avaliação. Marina queria começar com o planejamento do recrutamento, apresentando ao presidente as alternativas de técnicas de recrutamento, com suas vantagens e desvantagens. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com