TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Estudo de Caso Gestão de Pessoas

Por:   •  12/1/2018  •  Resenha  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Caroline Toral

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas

                                                                             Tutor: Prof. João Luiz

Florianópolis  

2018

Estudo de Caso : Processo de Equipe

REFERÊNCIA: Case dado pela própria Universidade

O trabalho em equipe é mais eficaz quando são realizados processos para montarmos uma equipe de forma estruturada.

Equipes são formadas por indivíduos únicos, cada qual com seu conhecimento, experiência, expectativas e sentimentos. E à medida que os indivíduos começam a trabalhar em grupo, isto pode apresentar pontos positivos e negativos ao objetivo comum.

E tendo a capacidade de observar e diagnosticar o processo da equipe, poderemos compreender o que está acontecendo no comportamento dessa equipe e se for o caso intervir.  Com experiência e prática, aumentamos essa capacidade de observar e diagnosticar, permitindo que encontremos essas dificuldades no início e sejamos capazes de solucionar, aumentando a eficácia da equipe.

Quatro aspectos do processo em equipe exercem uma influencia na eficácia da mesma: tomada de decisões, participação, influência e conflito.

  • Tomada de decisões: deve incentivar o raciocínio critico e o debate, com a identificação e exploração do problema; geração das possíveis soluções; aperfeiçoamento e critica as soluções possíveis e implementação da solução.

  • Participação: Ideal encontrarmos um equilíbrio na participação entre a equipe, pois o desequilíbrio pode fazer com que ideias boas sejam mal defendidas na discussão ou nem mesmo expressadas. Além de poder causar perca de comprometimento, frustração, entre os membros da equipe, por exemplo.

  • Influência: Diferente da participação, a influência geralmente é função do status, experiência, competência e estilo pessoal.  E também importante manter um equilíbrio nesse ponto dentro das equipes.
  • Conflito: Passar por conflitos construtivos e pelo desgaste criativo é vital para uma equipe tornar-se produtiva, pois se implica na aceitação das diferenças individuais e celebra a identidade coletiva da equipe e suas metas., criando um ambiente seguro onde possa haver conflito.  Mas como tudo, precisa haver o equilíbrio para que não haja desgaste, cansaço emocional e tensão no relacionamento entre os membros da equipe.

Durante o seu ciclo de vida, as equipes enfrentam três fases de desafios: começar, realizar e monitorar o trabalho.

Para começar, precisamos construir uma equipe, iniciando pelo tamanho e composição da equipe, sendo o ideal de cinco a dez membros. Competências técnicas, conceituais e interpessoais devem ser levadas em conta na escolha desses membros, juntamente com treinamentos.  As pessoas dessa equipe precisam se identificar e sentir que fazem parte dessa equipe

Posterior a isso, importante ter uma definição de metas, desenvolvimento de um método de trabalho com o qual todos concordem, uma análise/monitoração do trabalho e avaliação da eficácia da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com