TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Consultoria Corporativa - Hoterdan Hipermercados

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos [pic 2]

DANIELA FERREIRO CORRÊA

ESTUDO DE CASO - CONSULTORIA ADMINISTRATIVA DA HOTERDAN HIPERMERCADOS

São José dos Campos – SP

Setembro/2015

DANIELA FERREIRO CORRÊA[pic 3]

ESTUDO DE CASO - CONSULTORIA ADMINISTRATIVA DA HOTERDAN HIPERMERCADOS

Atividade Desafio Profissional apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Matemática e Processos Gerenciais, no Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do(a) Professores Pedro Hiane e Ademir Cavalheiro Leite.

São José dos Campos – SP

Setembro/2015

SUMÁRIO[pic 4]

   

1.        INTRODUÇÃO        ....3

2.        ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        .........4

2.1 QUADRO DE PESSOAL ................................................................................4

2.2 PLANO DE AÇÃO ..........................................................................................5

3.        PLANO DE CAPACITAÇÃO – DIRETORES E GERENTES        8

3.1 MELHORIAS NA EFICÁCIA GERENCIAL        8

3.2 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES        8

3.3 CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA SITUACIONAL        8

3.4 CONSTRUÇÃO DESENVOLV. EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO        9

4.                PLANO DE CAPACITAÇÃO - PESSOAL OPERACIONAL........................10

4.1 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL....        10

4.2 PLANO DE CARREIRA        10

    4.3 ELABORAÇÃO DE PROGRAMA DE BONIFICAÇÕES / BENEFÍCIOS.............10

    4.4 ESTABELECIMENTO E ATINGIMENTO DE OBJETIVOS E METAS..............10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13

  1. INTRODUÇÃO

 

Neste estudo de caso temos a empresa Hoterdan Hipermercados, atuante em uma cidade do interior do estado de São Paulo há 20 anos, detendo 70% do mercado consumidor local e com a meta de tornar-se referência no mercado de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos em âmbito estadual.

Atualmente os relatórios financeiros apresentam vendas crescentes e custos também crescentes, o que impacta diretamente no lucro do Grupo. Há também a apresentação do organograma organizacional da Hoterdan Hipermercados, indicando como são empregados os recursos humanos.

Visando a profissionalização de toda a equipe, um serviço de consultoria foi contratado para analisar e verificar quais aspectos devem ser melhorados, visando um melhor aproveitamento do faturamento e consequentemente maior lucro

Este trabalho vem a propor:

  • Uma nova estrutura organizacional e plano de ação – a fim de aumentar a eficiência dos processos e equipe, visando melhoria e redução dos processos corretivos;
  • Planos de capacitação – visando a melhoria da eficácia tanto da equipe gerencial quanto da equipe operacional

Ao fim deste trabalho, a expectativa é de que a Hoterdan Hipermercados continue com esta curva crescente de vendas, porém que os custos sejam reduzidos dando lugar ao aumento da lucratividade e impulsionando a organização para novos patamares.

   

 

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A partir do contexto apresentado da Hoterdan Hipermercados no relatório consultivo, obtém-se a atual estrutura organizacional:

[pic 5]

Utilizando-se deste ponto de partida, é visto que se trata de uma empresa que cresceu como muitas outras no país, ou seja, sem muito planejamento estratégico, onde os rumos da organização foram definidos por tomada de decisões conforme as necessidades imediatas e por vezes sem embasamento – coleta de informações relevantes. Um exemplo desta condição atual é o aumento de custos em um índice desproporcional ao volume de vendas do último ano.

2.1 QUADRO DE PESSOAL

Outro indicador da necessidade de maior planejamento é o quadro de pessoal da empresa. Observa-se que o maior share de colaboradores se encontra diretamente nos pontos de venda – pessoal operacional. Em seguida temos todas as Gerências, Diretorias e a Presidência, sendo o pessoal Administrativo subordinado diretamente às respectivas diretorias.

Os provimentos e promoções para novas vagas geralmente são internos, a partir a meritocracia somente ou anexa a opção de política interna do futuro promovido, explicitando a necessidade iminente de profissionalização  do processo de recrutamento e seleção.

2.2 PLANO DE AÇÃO

ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA - MACROAMBIENTE

Tendo em vista a meta de ampliação para todo o estado de São Paulo e sendo a Hoterdan Hipermercados uma empresa que abrange diversos setores, é necessária para uma estratégia competitiva ofensiva, uma análise macroambiental de todo o ambiente, a saber:

CENÁRIO POLÍTICO – ECONOMICO - SOCIAL

Aqui faz-se necessária a analise do cenário político econômico atual: O estado de São Paulo está propício a receber esta maior oferta de produtos, meta atual da HH?

Qual o cenário macro econômico? Quais taxas de juros estão sendo praticadas para futuros empréstimos bancários? Há recessão ou pleno avanço da economia? Daí será elaborada a análise do público–alvo. Este público-alvo possui condições para consumir nos novos pontos de venda previstos? Qual público-alvo a ser atingido? Classe A, B, C, D, etc. Com estas respostas, será possível desenhar com maior acerto as possibilidades e o caminho a seguir.

CENÁRIO TECNOLÓGICO

Nesta análise deve-se comparar a tecnologia praticada na HH a tecnologia utilizada na concorrência: Deve-se abordar toda a parte de hardware e software e verificar a eficiência destas ferramentas dentro da empresa, se atende às necessidades atuais ou se há a necessidade de atualização. É uma forma de se avaliar se a metodologia de trabalho está adequada e competitiva. A partir desta análise, políticas de padronização de tarefas e gestão de qualidade podem ser aplicadas em todos os setores da empresa, aumentando a assertividade dos processos, reduzindo os erros e retrabalhos e consequentemente, os custos operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (256.6 Kb)   docx (69.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com