TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um resumo, em apenas um parágrafo sobre o caso da Parmalat

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

Elaborar um resumo, em apenas um parágrafo, da reportagem que vai em anexo sobre o caso da Parmalat.

Responda de forma completa às perguntas abaixo:

Como você vê a atitude da Parmalat em relação à ética?

Dê outros dois exemplos de situações de empresas que não têm/tiveram uma atitude ética (produtos, serviços).

De que forma a ética pode influenciar na reputação da empresa?"

Resumo:

A Parmalat mais uma vez foi flagrada comercializando leite adulterado, mostrando o descaso da empresa com seus consumidores, que desde 1996 com o sucesso da campanhã “Mamíferos”demonstraram aproximação com a marca conforme indica a pesquisa apresentada na Intercom em 2010. Em total desacordo com a identidade da campanha que era ‘passar a imagem de que o leite Parmalat era o ideal para o desenvolvimento das crianças’a empresa demonstrou ganância e crueldade com as próprias crianças que consomem diariamente o leite adulterado inclusive ao se eximir de culpa, ao creditá-la ao transporte do propriedade rural até a indústria. No entanto, a marca Parmalat deixa de ser um case de sucesso de construção de marca/consumidor e passa a ser utilizada como exemplo de case de rejeição ao despertar a sensação de amor/ódio por seus clientes.

1) Como você vê a atitude da Parmalat em relação à ética?

A empresa não respeitou os princípios básicos da ética ao comercializar um produto contaminado e podemos perceber que a situação ainda piora com o fato da mesma não assumir a responsabilidade do ocorrido e atribuindo a contaminação ao transporte realizado de forma irregular do produto até a fábrica. Seria o mínimo esperado que a empresa ao menos reconhecesse o erro e assumisse a responsabilidade com qualquer problema que pudesse surgir a partir do ocorrido bem como definir uma postura de maior rigidez com a qualidade dos produtos oferecidos.

2) Dê outros dois exemplos de situações de empresas que não têm/tiveram uma atitude ética (produtos, serviços).

Como outros exemplos podemos citar são casos de empresas da indústria têxtil que utilizam trabalho escravo para produzir suas peças, mesmo tendo ocorridas já diversas denúncias e a pós o fato ser exposto em programas de TV e em outras mídias, marcas de grande porte como Zara, Renner, M. Officer e etc, seguem praticando práticas que desrespeitam os direitos humanos e dos trabalhadores. Também podemos lembrar de exemplos de empresas que não respeitam o meio ambiente como o escândalo da Volkswagen, que em 2015 admitiu utilizar um software que burlava os controles de emissões de gases e desta forma comercializando milhares de carros que emitem diariamente níveis de gases poluentes acima do permitido.

3) De que forma a ética pode influenciar na reputação da empresa?

As empresas hoje em dia estão totalmente expostas às opiniões dos consumidores visto que com a disseminação das mídias de internet e redes sociais, as pessoas possuem cada vez mais poder de opinião de modo que ao ser divulgado algum caso de postura antiética praticada por alguma empresa, sendo ela de qualquer nicho de mercado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com