TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Pesquisa de Clima Organizacional

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A PloCAD Informática e Computação Gráfica, é uma empresa no ramo de comunicação visual que está a vinte anos no mercado.

Com uma equipe altamente qualificada e principalmente valorizada pela empresa, a PloCAD oferece a seus clientes o comprometimento com a qualidade. Estão sempre buscando o equilíbrio entre a forma e o conteúdo, mas principalmente as necessidades do cliente e as várias opções de soluções existentes hoje no mercado. A missão da empresa é construir, valorizar e reforçar marcas e todos os elementos visuais vinculados a elas, para que nossos clientes obtenham um aumento qualitativo e quantitativo na competitividade no mercado no qual estão embutidos.

Atualmente, trabalha diretamente com grandes empresas de diversos setores da nossa economia, todas altamente comprometidas com a excelência nos serviços ou produtos oferecidos, buscando sempre a mais alta qualidade na comunicação com seus parceiros e clientes.

2 DESENVOLVIMENTO

Através das teorias de clima e cultura organizacional, se obtêm alguns conceitos aplicados à gestão de pessoas, que, empregado da forma correta, traz melhorias no ambiente de trabalho e no meio social.

De acordo com CHIAVENATO(2000a), Clima organizacional é a qualidade do ambiente psicológico de uma organização, em decorrência do estado motivacional das pessoas, podendo ser positivo e favorável, quando é agradável e receptivo, ou negativo e desfavorável, quando frio e desagradável.

Quando analisado, é um conjunto de variáveis que são analisadas, e quando interpretadas, trazem resultados positivos ou negativos de acordo com cada organização, influenciado por fatores externos e internos, tomando como exemplo o ambiente empresarial e os colaboradores.

Gilmes(1971), disse que o conceito de clima organizacional envolve fatores como a estrutura de trabalho que a empresa oferece, tipo de organização em que se trabalha, a tecnologia que está sendo utilizada está de acordo com o trabalho executado, além de outros fatores sócias.

2.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

O termo Psicologia Organizacional e do Trabalho, começou a ser utilizado a partir da década de 90, tendo como objetivo contemplar a atual diversidade na área de gestão, de forma a sugerir dois eixos principais: As organizações, enquanto formadora de coletivos humanos, e trabalho, enquanto atividade básica do ser humano como meio de subsistência e sobrevivência (Bastos, 2003). Um dos principais desafios na área de POT é compreender como interagem os múltiplos aspectos que integram a vida das pessoas, grupos e organizações em um mundo em constante transformação, de modo a propor formas de promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e o bem-estar (Zanelli & Bastos, 2004).

3 METODOLOGIA

Utilizando os conceitos de Organização, Clima e Cultura, além da Psicologia Organizacional, aplicaremos a pesquisa de satisfação dos colaboradores da empresa PloCAD, para posterior análise dos resultados obtidos, conforme resultados descritos no anexo I (pág 09).

4 PROBLEMÁTICA, ANÁLISE E SUGESTÕES.

De acordo com os dados apresentados através da pesquisa de clima organizacional, encontramos alguns fatores de relevância: Estrutura organizacional, relação com funcionários e corpo gestor, e satisfação com as formas de remuneração.

Dentre os colaboradores que participaram da pesquisa de satisfação, é unanime a satisfação com o ambiente organizacional, a relação com os colabores do mesmo setor e com os colaboradores de outro setor da empresa, incluindo os gestores. A empresa oferece oportunidades de crescimento e aumento de rendimentos, oportunidades de treinamento, de acordo com o desenvolvimento dos colaboradores.

Porém, se tratando de níveis hierárquicos, diferem as opiniões em relação às expectativas de crescimento e reconhecimento das tarefas executadas. Os colaboradores não estão totalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com