TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma análise do artigo, de autoria de Peter Drucker, sobre atividades de gestão

Resenha: Uma análise do artigo, de autoria de Peter Drucker, sobre atividades de gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Resenha  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PRÉVIA - 08 pontos

Participante:

Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DA PERFORMANCE ECONÔMICA-FINANCEIRA

Professor: Luciano Carlos Lauría

Data de entrega: 06/10/2014 – Início da aula

A Atividade Prévia, realizada antes do início da disciplina, proporciona o contato com o conteúdo básico para acompanhamento das aulas. Tem o objetivo de nivelar o conhecimento necessário à participação de todos. Portanto, trata-se de uma atividade estratégica para potencializar o seu aproveitamento na disciplina.

ORIENTAÇÕES

• A Atividade Prévia é INDIVIDUAL, COM CONSULTA.

• Critério de distribuição de pontos:

 Até 100% dos pontos para atividade entregue no primeiro dia de aula.

 Até 50% dos pontos para atividade entregue até o segundo dia de aula.

 O participante que não entregar a Atividade Prévia nos dois primeiros dias de aula perderá o direito à pontuação.

• Esta atividade deverá ser entregue digitada e impressa, preferencialmente usando fonte tamanho 12 e espaço 1,5 entrelinhas.

CONTEXTO E OBJETIVOS DA ATIVIDADE

A Contabilidade Gerencial auxilia os administradores no desempenho de suas funções, que incluem planejamento, direção e motivação e controle. Como a contabilidade gerencial está voltada para as necessidades dos administradores, e não para as necessidades de usuários externos de informações, ela difere substancialmente da contabilidade financeira. A contabilidade financeira concentra-se na produção de um conjunto limitado de demonstrações financeiras exigidas pela legislação e de acordo com normas e padrões de contabilidade. A contabilidade gerencial preocupa-se mais com o futuro, dá menos ênfase à precisão, enfatiza segmentos de uma organização (em lugar da organização como um todo), e não é governada por princípios contábeis aceitos, além de não ser obrigatória.

A maioria das organizações é descentralizada em alguma medida. O organograma indica quem trabalha para quem na organização, e que unidades realizam funções de apoio, em contraste com funções de linha. Os contadores desempenham funções de apoio – dão assistência a outras pessoas dentro da organização.

Como se preocupa com a atividade dos administradores, qualquer estudo da contabilidade gerencial deve ser precedido pela discussão do que fazem os administradores, das informações demandadas pelos gestores e do ambiente empresarial em termos gerais. Assim sendo, o objetivo desta atividade prévia é, através do artigo a seguir, de autoria de Peter Drucker, despertar o sentido da reflexão do que realmente é importante e quais e de que modo dados e informações são necessárias para os gerentes na tomada de decisões.

Drucker analisa as dificuldades enfrentadas pelos executivos para conseguir melhores resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com