TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências sociais aplicadas

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução às ciências sociais aplicadas

Resenha

O filme, assim como nos nossos livros, procura abordar de forma crítica a origem do pensamento humano, seu avanço e a apresentação da ciência, e procura também, demonstrar as interações entre ciência e sociedade.

Os mosquitos são um dos primeiros seres a habitar a Terra, habitando há 560 milhões de anos, logo depois, os primeiros primatas, há cerca de 60 milhões de anos, e por último, os seres humanos, há somente 200 mil anos.

A partir de 500 a.C. , somente, que o pensamento passou a ser elaborado, útil e aprovado pela sociedade, mesmo que, de forma bem devagar.

Então a ciência aparece na experiência do homem em explicar e conhecer a natureza. O primeiro tipo de pensamento surge pelo mito (origem divina), o qual não possuía questionamento. Até o nascer da filosofia, na Grécia, as pessoas acreditavam em uma explicação divina e sobrenatural, porém, com o surgimento dos filósofos, começa a resistência de que nem tudo era de origem divina ou do mito, e poderia ser desenvolvido pela lógica e pela observação.

Aristóteles, através da observação de navios que iam até a costa, percebeu que a terra era redonda, ideia confirmada por Galileu Galilei anos depois. Hipócrates acreditava que as doenças não eram castigos divinos. Os filósofos discordavam do que a sociedade da época estava acostumada a acreditar, gerando, assim, certo abalo.

Nos anos seguintes, principalmente a partir do século IV, prevalecendo o cristianismo como religião oficial, o divino volta a ser a explicação para os fenômenos no ocidente e começam condenações a outras formas de pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com