TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Teoria das Organizações

Por:   •  9/3/2021  •  Dissertação  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

   

[pic 1]

Avaliação a Distância 1

Unidade de Aprendizagem: Teoria das Organizações 

Professora:

Nome do aluno:

Data: 07/03/2021

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

 

Estudamos até o momento assuntos relacionados aos conceitos de organização e suas características como sistema social o papel do Administrador e suas habilidades e competências, bem como as possíveis áreas de atuação; como a Igreja e as organizações militares influenciaram as nossas organizações; o impacto da Revolução Industrial sobre a Administração e seu surgimento e as abordagens clássica e científica da Administração.

A seguir apresentamos um fragmento do estudo de caso Compre Aqui Ltda. Este texto é um exercício de reflexão dos assuntos tratados com o dia a dia das organizações. Sendo assim faça a leitura e, em seguida, realize as atividades propostas.

Compre Aqui Ltda

O Compre Aqui Ltda. é um supermercado que foi fundado em 1985 por 3 (três) pessoas, sendo duas irmãs, e o marido de uma delas. O empreendimento começou de forma modesta, numa pequena peça cedida por familiares, com uma pequena quantidade de alimentos e foco voltado para a compra e venda de produtos coloniais.

Os primeiros anos foram de trabalho árduo, com poucos recursos financeiros, sem experiência na área e sem auxílio de nenhum funcionário. Iniciaram seu comércio com garra, coragem e muita determinação. Com o tempo, trabalho e simpatia, o pequeno empreendimento começou a crescer e ser valorizado pela comunidade local. Em pouco tempo tornou-se um supermercado de médio porte. Além dos produtos coloniais, o supermercado incluiu também produtos caseiros preparados no local, como por exemplo: pão, lasanha etc. Com o passar do tempo, também cresceram as famílias, uma delas teve dois filhos e, a outra três. O quadro de funcionários foi se ampliando para atender à demanda de atividades e serviços do supermercado. Dos cinco filhos das famílias, apenas um deles tem acompanhado e participado do empreendimento desde a sua fundação, porém o sustento de todos ainda provém do faturamento do supermercado. Hoje esse supermercado está localizado no centro da cidade, tendo um bom faturamento e uma considerável clientela. Continua com os mesmos sócios, a participação de um dos primogênitos e de mais sete funcionários.

Para dar uma “virada” nos negócios, a sociedade tomou a decisão em unir-se a mais dezessete supermercados do mesmo porte, participando de uma rede informal de interesses. O principal objetivo é comprar alguns produtos em maior quantidade, baixando o preço de aquisição e com isso, vender mais barato, concorrendo, assim, com os supermercados de maior porte. A ideia deu certo e o faturamento aumentou, o fluxo de clientes também, porém, a loja não se preparou para o volume de serviços, sobrecarregando quem ali trabalha.

Como o negócio é familiar, não há um profissional na área de administração e no quadro funcional as pessoas não são especializadas. Todos ocupam várias funções ao mesmo tempo, tornando o trabalho um pouco desorganizado. Trabalha-se muito, há lucro, há resultados, porém sem nenhum controle e organização. O supermercado tinha seu posicionamento mercadológico voltado para o atendimento das classes A e B. Depois que o supermercado Compre Aqui entrou para a rede, passou a atender a classe C.

Com o novo posicionamento mercadológico a sua clientela aumentou novamente e o espaço físico ficou a desejar, não comportando mais a diversidade de mercadorias que todas essas classes exigem. Para aumentar o MIX de produtos, fez-se necessário a ampliação do espaço físico, viabilizando uma melhor organização dos produtos no supermercado.

O supermercado Compre Aqui cresceu, mas não acompanhou todas as inovações que os mercados concorrentes realizaram. O filho percebeu isso, mas não encontrou o apoio dos proprietários, pois ele gostaria de assumir e reformular o negócio. Ele tinha visão de futuro e consciência de que o negócio estacionou; que continuar crescendo é possível, porém, necessita que mudanças urgentes aconteçam.

Fonte: Fragmento extraído do Caso Empresarial produzido no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, da Faculdade Exponencial – FIE Chapecó -SC.

 

Questão 1 (2,0 pontos)

Foi estudado a partir do livro didático que Katz (apud STONER; FREEMAN, 1999) identificou três tipos básicos de habilidades do administrador: técnica, humana e conceitual. Faça uma dissertação entre 10 e 15 linhas de qual ou quais destes tipos básicos de habilidade você acredita estar ou estarem faltando para os gestores do Compre Aqui.

Para os gestores do Compre Aqui Ltda, acredito estar faltando as habilidades Humana e Conceitual.

Para que a Compre Aqui Ltda cresça ainda mais é necessário que os gestores tomem atitudes. Para acompanhar as inovações do mercado ou implantar até inovações próprias, é necessário elaborar estratégias e identificar possíveis problemas e soluções. O administrador deve tomar decisões sempre analisando todas as possibilidades e escolher a opção mais viável, econômica e rentável.

Para que isso aconteça, o administrador precisa de apoio para executar essas ações. Claro, o administrador deve buscar esse apoio por conta própria dos proprietários e outros funcionários como por exemplo, expondo as suas ideias e os pontos positivos e negativos (habilidade humana).

Um exemplo: O administrador pode tentar elaborar estratégias para implantar um sistema de vendas pela internet, e para conseguir o apoio dos proprietários mostrar outros mercados que fazem isso e expor os benefícios (habilidade conceitual).

Questão 2 (2,0 pontos)

Temos no material didático uma unidade que inicia com a metáfora dos cegos e do elefante como forma de ilustrar as interpretações das teorias da Administração. Fazendo uso do estudo de caso do supermercado Compre Aqui, apresente com um texto entre 10 e 15 linhas, a comparação de entendimento de Administração dos sócios fundadores e do único filho desses sócios, que queria implementar mudanças.

Cada pessoa interpreta o negócio e a forma de administrar com base naquilo que teve contato. Os sócios fundadores podem acreditar que a única forma de operar e administrar um mercado é a forma como estão fazendo, e como os mercados por eles conhecidos fazem, pois é assim que “cresceram” fazendo e é dessa forma que estão habituados, já que a empresa deu certo ou seja, são cegos para outras possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com