TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal de Pernambuco

Por:   •  8/12/2021  •  Monografia  •  9.102 Palavras (37 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 37

Universidade Federal de Pernambuco

Centro Acadêmico do Agreste

Licenciatura em Pedagogia

Pesquisa e Prática Pedagógica - Segundo Período

Professora Joselma do Nascimento Franco

Alunas: Camille Vitória da Silva Medeiros

Maria Vanessa Bezerra da Silva

Renata Jaqueline Lira França.

Alfabetização e ludicidade no primeiro ano do ensino regular: contribuições para o desenvolvimento do processo.

2021.1

 Camille Vitória da Silva Medeiros

Maria Vanessa Bezerra da Silva

Renata Jaqueline Lira França

Alfabetização e ludicidade no primeiro ano do ensino regular: contribuições para o desenvolvimento do processo.

Pesquisa apresentada a disciplina de pesquisa e prática pedagógica 1, com o objetivo de apresentar novos conhecimentos acima das discussões sobre o tema e como parte dos requisitos avaliativos.

Orientadora: Prof.ª Drª. Maria Joselma do Nascimento Franco.

 2021.1

SUMÁRIO.

1.Introdução………………………………………………………………………………04

2.Objetivos………………………………………………………………………………..05

2.1 Objetivo Geral……………………………………………………………………………

2.2 Objetivos Específicos………………………………………………………….…………

3.Categorias Teóricas………………………………………………………………….…06

3.1 Alfabetização……………………………………………………………………….……

3.1.1 Conceitos teóricos……………………………………………………………….……..

3.1.2 A importância da alfabetização……………………………………………………...07

3.2 Ludicidade……………………………………………………………………………08

3.3.1 Conceitos abordados……………………………………………………...……………

3.2.2 O papel do docente no uso desse recurso metodológico…………………………….10 

4.Metodologia…………………………………………………………………………….11

5.Contexto da Pesquisa…………………………………………………………………..12

6.Abordagem dos Dados……………………………………………………………………

7.Considerações Finais……………………………………………………………….…..15

8.Referências……………………………………………………………………………...16

9.Apêndice…………………………………………………………………………………..

9.1 Diários de Campo………………………………………………………………………..

9.2 Grelha de Dados…………………………………………………………………….…25

1.INTRODUÇÃO.

O desenvolvimento da alfabetização corresponde a um processo que requer esforço e metodologia adequada para se ter sucesso na construção das habilidades de escrita e leitura do aluno, onde o mesmo precisa participar de situações desafiadoras que oportunizem a reflexão sobre a língua portuguesa. Alfabetizar é muito mais que codificar e decodificar o código alfabético, o educador precisa saber o momento certo para articular a leitura e produção de texto, fazer intervenções adequadas para o aluno progredir, alfabetizar é oferecer ao aluno oportunidade de se expressar e construir seu conhecimento. Em nossa sociedade o sujeito alfabetizado em comparação com um analfabeto, tem condições mais apropriadas de disputar uma vaga de emprego, de frequentar um curso e assim por diante, ou seja a alfabetização é essencial para o indivíduo melhorar a sua condição de vida. Espera-se que a criança seja alfabetizada ao frequentar os anos iniciais do ensino fundamental, isso não depende da sua idade, mas sim dos fatores importantes que determinam a rapidez e a facilidade com que ela desenvolve a escrita e a leitura, por exemplo: o incentivo do professor e os processos didáticos, e nessa perspectiva, a ludicidade se mostra como uma morte ferramenta para ajudar nesse processo.

Tendo em consideração o que já foi dito em relação ao processo de ensino descrito, além das diversas problemáticas que surgem no decorrer do período de iniciação à leitura e escrita que tanto se é abordado por diversas diretrizes educacionais, como a ludicidade pode contribuir para o desenvolvimento da alfabetização no ensino regular?

O lúdico envolve sentimento de liberdade, espontaneidade e ação de quem pratica, a brincadeira deve proporcionar liberdade, o que influencia positivamente o processo de aprendizagem em todas as fases do ser humano. Ela desperta a curiosidade fazendo com que o aprendizado se dê de forma prazerosa e divertida, e não de uma forma mecânica e por obrigação.

Enquanto justificativa, de forma pessoal, essa temática surgiu a partir do nosso interesse em compreender melhor os aspectos que envolvem a alfabetização e ludicidade dentro de nossas experiências em âmbito escolar, essas experiências proporcionaram reflexões e a curiosidade para realizar a pesquisa. De maneira acadêmica, acreditamos que será de grande valia para trazer essa pauta em debate no processo de formação docente, assim como apontar tal temática como método pedagógico viável para esses processos de aprendizagem e que através da formação saibamos trabalhar com esse recurso.

Essa pesquisa irá beneficiar tanto alunos quanto profissionais da educação de forma significativa, tendo em vista que esse primeiro passo na educação regular irá facilitar a execução de metodologias lúdicas para melhor desempenho e, consequentemente, melhores resultados enquanto a educação do país. Numa visão mais profissional, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver uma melhoria na prática educacional tendo em vista os constantes desafios durante o início do ensino, como forma de aprimorar a atuação docente e avançar os processos de alfabetização de forma mais efetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.2 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com