TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Administração

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Administração

AD200- Administração

Atividades do Portfólio da 1ª Unidade

Aluno:

Gabriel Ramos Veloso

Data: 22/05/2019

Atividade 1 – Capitulo 3: Dinâmica de Grupo 2

  1. Identificar e listar os Stakeholders da Seguradora NortAmérica por ordem de importância e impacto sobre a organização:

  1. Acionistas da NortAmérica Majoritários
  2. Acionistas da Bolsa
  3. Agentes Reguladores (SUSEP e BACEN)
  4. Banco Colheira
  5. ACAS - Associação dos Corretores Autônomos de Seguros
  6. Corretores
  7. Mídia em geral
  8. Grupo Olho
  9. ResseBra

  1. Principais influências exercidas pelos três mais importantes:

Acionistas da NortAmérica Majoritários: Eles possuem a maior parte das ações da seguradora, assim exercem influência direta sobre a governança dela, assim como também atuam como parceiros do negócio.

Acionistas da Bolsa: São participantes assíduos das assembleias e que também exercem influenciam sobre a governança da seguradora.

Agentes Reguladores (SUSEP e BACEN): São os agentes reguladores que fazem as normas, fiscalizações e punições no ambiente em que se encontra a NortAmérica.

  1. Abordagem para gerir os stakeholders

[pic 2]

Tomando como base a Matriz Freeman foi realizada associando o papel os stakeholders possuem, na minha visão, com a definição de cada quadrante vista em sala e no livro texto.

INCERTEZA AMBIENTAL

ALTA

Mídia em geral

ACAS

 

 

 

 

 

 

 

 

BAIXA

Corretores

Banco Colheira

Grupo olho 

ResseBra.

Agentes reguladores (SUSEP e BACEN)

Acionistas da Bolsa

Acionistas do NortAmérica

 

 

 

CRITICA

NÃO CRITICA

 

IMPORTÂNCIA DO STAKEHOLDER

Atividade 2 – Questões do Capítulo 3

1- Qual a influência do ambiente na ação gerencial? Você concorda mais com a visão onipotente ou com a visão simbólica da administração. Justifique.

R: O ambiente tem grande importância na ação gerencial porque com a análise da perspectiva da incerteza ambiental e da dependência deste, se faz possível destacar algumas das estratégias de administração, da relação com o ambiente, adotadas pelas organizações. Concordo com a visão onipotente, no que diz respeito ao sucesso ou o fracasso de uma organização são consequência direta da ação de seus administradores, quando se fala em resultados da mesma.

2- O que é ambiente organizacional? Em que medida a teoria dos sistemas contribui para sua compreensão e de sua importância para a administração?

R: É o conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho. As organizações estabelecem uma relação de interdependência mútua, segundo a teoria de sistemas, entre o os ambientes.

3- Defina cultura organizacional e explique sua importância. Como ela é aprendida pelos trabalhadores?

R: Trata-se de um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produtiva por meio de histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagens e cerimônias, é ela que diferencia as organizações. É aprendida através do compartilhamento, como já citado, das histórias e ritos da organização, criando nos seus colaborados essa personalidade que a cultura organizacional molda nele.

4- Como a Cultura Organizacional afeta a ação gerencial?

R: Através das atividades do meio operacional que expressam e reforçam os valores da organização, os objetivos, ações ou eventos transmitem significados aos seus membros e como consequência influência diretamente no trabalho gerencial do líder e do liderado.

5- Identifique os fatores que constituem o ambiente contextual de uma organização. Como eles influenciam uma organização. De exemplos.

R: Os fatores do ambiente contextual são demográficos, socioculturais, econômicos, político-legais e tecnológicos. Os fatores influenciam de forma que a organização busca se reinventar em seus serviços/produtos e buscam se aproximar dessas tendências apontadas pelo ambiente contextual. Um ótimo exemplo é a grande competitividade das empresas de celulares a atender as tendências e fatores que o seu nicho de mercado está passando.

Exemplos:
Fatores demográficos: refere-se à composição da população que vive ao redor da organização.

Fatores econômicos: composto pelo nível salarial, PIB, balança comercial, taxas de câmbio, taxa de desemprego.

Fatores socioculturais: são definidos como valore s, normas, estilos devida, hábitos e costumes de uma sociedade.

Fatores políticos-legais: são as variáveis que resultam de um processo político, como políticas

econômicas, estabilidade política, legislação laboral.

6- Quais são os principais elementos do ambiente operacional de uma organização? Você concorda que os clientes são os elementos mais importantes?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (440.8 Kb)   docx (357.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com