TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar trabalho de administração

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

RONALDO DE OLIVEIRA ARAÚJO

                                     

                               

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

[pic 3]

Arcoverde - PE

2014

RONALDO DE OLIVEIRA ARAÚJO

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética Política e Sociedade e Seminário.

Orientador:

Prof.

Marcelo Caldeira Viegas

Regina Lucia Sanches Malassise

Sebastião de Oliveira

Wilson Sanches

Arcoverde - PE

201[pic 4]4


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8



INTRODUÇÃO

Esta atividade individual, aborda as disciplinas de: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial; Ética, Política e Sociedade, destacando de forma objetiva grandes temas como taxa de câmbio, nível de produção, inflação e emprego. Tendo em vista que as disciplinas estudadas são peças fundamentais para auxiliar a formação de um bom administrador.


DESENVOLVIMENTO

MICROECONOMIA E MACROECOMIA

A palavra Microeconomia, é originária no grego, micros que significa pequeno; tratando-se de produtores, consumidores individuais, famílias, administradores; cuida dos das ofertas de um determinado bem ou serviço. Já a Macroeconomia, é um estudo mais abrangente, sobre a economia do país, envolvendo: preços, emprego e desemprego, investimentos, taxa de câmbio, poupança, consumo, inflação, entre outros fatores

O avanço no crescimento da economia e dos supermercados do Rio Grande do Sul, teve diversos fatores favoráveis e decisivos para que o setor Supermercadista do Estado, apresentasse além deste crescimento, uma porcentagem de 6,7% do Produto Interno Bruto (PIB), do País, sendo também classificado como a quarta economia brasileira, impulsionada por dois setores: a indústria de transformação e a agropecuária, onde a participação da indústria apresenta 21,28% do Valor Acrescentado Bruto, e a Agropecuária 8,7%, concentrando em aproximadamente 30% da estrutura econômica; o que se pode explicar também pelas estruturas de mercado, como: “a participação de governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical elasticidades de demanda e economias de escala de produção”.

Dados apontam também que a presença do Rio Grande do Sul, no setor Supermercadista no País, cresceu 80% nos últimos dois anos; registrando no ano de 2013 um saldo positivo de 272,2 bilhões de reais, resumindo em tese: o cálculo de Índice de Concentração de Mercado, no Rio Grande do Sul está crescendo, dando-se por principais fatores a entrada de redes supermercadistas estrangeiras na área de varejo, como exemplo, as empresas: Sonae, Carrefour, Wal Mart, entre outras, concentrando a economia em direção aos grandes centros do Estado, onde não é existente domínio de demais empresas e um grande mercado consumidor, o que caracteriza-se um oligopólio, ou seja, a hegemonia das grandes empresas no Mercado.

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

  1. Medidas Descritivas:
  1. Medidas de Tendências Central – Dentro das medidas descritivas, existem três divisões, e a medida de tendência central é um valor que representa a entrada típica ou centra de um conjunto de dados. As medidas mais utilizadas são: média, mediana e moda.
  2. Medidas de Dispersão – As medidas de Dispersão, descrevem os dados quando são referentes a 0 grau de afastamento dos valores em relação ao valor central, classificando-o como heterogêneo ou homogêneo, usando como ferramenta a amplitude, desvio padrão e desvio médio, e a variância.
  3. Técnicas de Amostragem Probabilística – São classificadas como: Aleatória Simples (quando os seus elementos tem a mesma probabilidade de serem selecionados, inexistindo critério de divisão da população para extração da amostra; Aleatória Estratificada (quando a separação é realizada em extratos com comportamento igual ou homogêneo, dividindo-se apenas como a amostra de acordo com a participação de cada grupo; Aleatório por Conglomerados: quando a amostra em subgrupos heterogêneos são divididos, não havendo critérios de separação de grupo. E por fim, a Amostragem Sistemática (Utiliza o primeiro elemento para realizar próximas seleções, através de um critério sistemático até se obter o número de elementos esperados.  
  1. Números-Índices – Utilizado para indicar variações relativas em quantidades, preços e valores de um ou mais artigos, durante um período ou em locais diferentes, num ambiente interno ou externo, sendo fundamental para campos de pesquisa de mercado.
  2. Deflação de Dados – Significa dizer: queda geral dos preços, e não de um ou outro produto isoladamente. É o contrário de inflação, mas é permanece como medida de variação dos índices dos preços do consumidor. A deflação, também pode ser vista pela empresa, como uma inflação negativa, em termos de lucratividade.  

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

As ideias sobre ética, surgem e desenvolvem-se como uma necessidade imediata de responder aos problemas sociais, políticos ou até mesmo históricos, oriundos das interpretações entre a própria sociedade, destacando os problemas comportamentais ligados a moral, ou seja, as delimitações sociais e históricas das pessoas indicam a sua dimensão social e os pontos de vista éticos.

Determinar e abordar de forma crítica as ideias e pontos de vista éticos das políticas sociais, demandam atingir as mais diversas classes sociais, através das estruturas sociais econômicas, morais e políticas, minunciosamente avaliadas, sem menosprezar a possibilidade de conflito de ideias, levando-se em consideração que o capitalismo ainda não conseguiu descobrir uma forma de criar riquezas econômicas do nada, aprofundando deste modo as diferenças sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com