TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar Trabalho De Grupo

Trabalho Universitário: Unopar Trabalho De Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Norte do Paraná

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA.

BOA VISTA-RR

2014

ALISON MAIA MENEZES

JEDIEL GOMES RODRIGUES

MARGARIDA DE SALES LIMA

SAMUEL BRITO MORAIS

THAIS EVANGELINA VIANA DA SILVA

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA.

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física 1º Semestre da Universidade Norte do Paraná, as disciplinas: Educação a Distancia, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I.

Professores: Fábio Luiz, Giane Vedoato, Raquel Franco.

BOA VISTA-RR

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho fala sobre a ação pedagógica do professor em sala de aula. Onde os professores ocupam uma posição central em relação às propostas curriculares. A relação professor e aluno os desafios e as limitações do cotidiano. A importância da família no desenvolvimento do aluno junto com a escola. A função do docente em sala de aula em proporcionar interações sociais e a troca de conhecimentos e experiências favorecendo o desenvolvimento social e respeito mútuo.

Tornando assim a sala de aula um ambiente vivo e dinâmico no desenvolver dos trabalhos pedagógicos. O professor tem importante papel na transformação social como medidor do saber.

Ação pedagógica do professor no contexto da sala de aula como mediador do saber, acelerando ou retardando o processo de aprendizagem exercendo papel de tradutor de ideia no contexto das práticas pedagógicas. Ensinando nossos alunos a pensar, aprender a ler para construir opiniões próprias.

O professor deve gostar e acreditar no que faz, porque através dos seus atos e ações servirão de exemplos para seus alunos. A relação professor e aluno tem que ser cultivada, porque um depende do outro para amadurecerem e crescerem juntos. O professor é extremamente importante no processo educativo e tem a sua frente o universo a ser revelado para seus alunos.

Muitas são as limitações e desafios que o professor tem ou passa a ter como: tempo para preparar as aulas, falta de material didático, desanimo e desvalorização profissional, outros desafios incidem sobre os cursos de formação inicial e continuada de professores a insuficiência de livros, trabalho em equipe, informar e envolver os pais, enfrenta os deveres e os dilemas da profissão, dialogar com o aluno, estabelecer parâmetros ou limites com os alunos. No entanto ao entrar na sala de aula tem consciência da sua responsabilidade.

No desenvolvimento do aluno a família exerce um importante papel o acompanhamento dos pais na vida escolar reforça as atitudes para ajudar a corrigir comportamento errado em casa e na escola. Por isso tem que haver diálogo entre escola e família.

O professor colabora com a formação do aluno na sua totalidade consciência, caráter e cidadania. A função do docente na sala de aula é promover a aprendizagem dos alunos explorar todas as dimensões e oportunidades de aprendizagem visando sempre seus alunos reais.

A sala de aula é um espaço pedagógico que acontecem as interações sociais e a troca de conhecimento e experiência favorecendo o desenvolvimento social e do respeito mútuo entre os alunos. O docente deve conhecer os conteúdos questionar a realidade, refletir críticas da ação pedagógica, saber avaliar os trabalhos dos alunos.

A sala de aula tem que ser um ambiente vivo e dinâmico para desenvolver trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com