TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas de gerenciamento: Balanced Scorecard (BSC) e Six Sigma

Projeto de pesquisa: Ferramentas de gerenciamento: Balanced Scorecard (BSC) e Six Sigma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O objetivo deste relatório é apresentar o surgimento e as principais definições sobre o Seis Sigmas e o seu uso nas empresas. Destacando os benefícios e os passos para implantação do recurso em uma organização. Apresentando empresas que foram bem sucedidas com os procedimentos.

Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas

Desde o seu surgimento a quase duas décadas o programa seis sigmas vem ganhado a apreciação das organizações com uma abordagem para melhoria da qualidade com impacto positivo no desempenho do negocio. Essa consideração deu notoriedade não apenas na indústria de manufatura mais também em operações de serviços mostrando que o seis sigmas esta inserido no âmbito das discussões estratégicas das organizações. O seis sigmas são aplicados em processos de negócios e em processos de transformações, baseando-se nas seis sigmas que é um conjunto de ferramentas técnicas, através desse sistema integrado de gestão podemos monitorar as analises estatística para medição e ocorrência disciplinadas e sequencia em toda empresa com o objetivo de aprimorar o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes, diminuindo custos, agregando valores, elevando os resultados e a competitividade. Os seis sigmas têm como objetivo principal reduzir de forma continua a variação nos processos, eliminando defeito ou falhas nos produtos e serviços, ela é uma ferramenta de estratégia e gerenciamento. Uma ferramenta muito importante de gestão é o BSC serve para auxiliar a tomada de decisões dos gestores preocupados de conduzir os negócios com vantagens competitivas o BSC está diretamente ligado a implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações de missão, visão e valores e objetivos organizacionais definidos pela empresa.

No Brasil, os Seis Sigmas foram disseminados a partir de 1997, quando o Grupo Brasmotor introduziu o programa em suas atividades e apurou em 1999 ganhos de R$ 20 milhões (WERKEMA, 2002a). Contudo, existem poucos dados a respeito dos resultados obtidos com uma aplicação mais extensiva do programa Seis Sigma no país. Registram-se hoje dois levantamentos do gênero (WERKEMA, 2002b; FALANDO DE QUALIDADE, 2004). Ambos os levantamentos, porém, apresentam limitações em virtude do reduzido número de empresas participantes e de uma análise restrita dos dados coletados.

Em pequenas e medias empresas encontramos 10 fatores críticos para implantarmos o seis sigmas são:

1. Liderança

2. Gerenciamento do processo

3. Educação e treinamento

4. Benchmarking competitivo

5. Desenvolvimento dos recursos humanos

6. Planejamento estratégico

7. Foco nos clientes e no mercado

8. Gerenciamento dos fornecedores

9. Informação e analise

10. Ferramentas da qualidade

Os seis sigmas mudaram a qualidade e transformou os produtos da empresa Motorola trazendo a satisfação e lealdade aos clientes. A Motorola mostra ganhos pelo seis sigmas de 17 bilhões de dólares em todas as áreas de negócios incluindo vendas e marketing, desenvolvimento de produção, fabricação, serviço ao cliente, processos transacionais e gerenciamento da cadeia de suplementos.

O seis sigmas mudou o DNA da General Electric, que adotou o programa a cerca de 10 anos e apartir de então conseguiu crescimento na margem do lucro operacional, conquistando a posição de uma das corporações mais bem sucedidas dos Estados Unidos, registrando depois de três anos uma economia de mais de US$ 1,5 bilhões. A aplicação do Seis Sigmas ocorre com o apoio de uma série de ferramentas para a identificação, análise e solução de problemas, com acentuado embasamento na coleta e tratamento de dados, e com suporte estatístico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com