TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilidade da Pesquisa Salarial

Por:   •  1/4/2019  •  Dissertação  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Utilidade da pesquisa salarial

Através da pesquisa salarial oferece elementos importantes para a determinação da política salarial da empresa. É através dela que a organização tem acesso a remuneração praticada pelo mercado de trabalho, analisando os salários e benefícios oferecidos a nível de competitividade.

De acordo com Chiavenato (2002), em uma organização cada cargo tem seu valor individual. Somente se pode remunerar o ocupante do cargo conforme a politica e estrutura da organização.

Tipos de amostras que são utilizadas

São utilizadas duas técnicas estratificada e conveniência

Estratificada para a escolha dos cargos a serem pesquisados, sendo escolhidos cargos de diversos planos salariais.

Convencionais a empresa escolhe as empresas pertencentes ao mesmo segmento ou que convenha a empresa para realizar a pesquisa.

Cuidados que devem ser tomados na coleta de dados

Muitos acreditam que a estatística resolve problemas de dados, cortando unicamente dados incomuns. Se forem coletados dados erroneamente, as medidas estatísticas não serão confiáveis e, poderão ser tomadas decisões de políticas salariais erradas.

Pesquisa de cargos e salários

A pesquisa permite a empresa definir o seu posicionamento salarial de forma mais consciente, pois torna possível o equilíbrio dentro da organização e a comparação entre as empresas do mesmo ramo, e assim estabelecer a concessão de salários e benefícios.

Escolha dos cargos a ser pesquisados

Devem ser selecionados para a avaliação os fatores que sejam comuns á maioria dos cargos de determinado grupo ocupacional e que, ao mesmo tempo, demonstrem as peculiaridades de cada um.

Para Chiavenato (2002), a avaliação de cargos é um termo genérico que abarca um númerode técnicas por meio das quais se aplica critérios comuns de comparação de cargos para se conseguir uma estrutura lógica, justa, eqüitativa e aceita.

Escolha das empresas

Para a realização da pesquisa é necessário que a empresa interessada convide as empresas de acordo com o objetivo proposto, com os dados que deseja obter.

Hanashiro (2008) destaca que a escolha das empresas participantes da pesquisa é um fator estratégico e deve estar totalmente ligado ao negócio da organização, garantindo que os dados reflitam a realidade do mercado em que a empresa está inserida.

Elaboração das planilhas

A planilha salarial serve para que tenhamos uma noção dos ajustes salariais que ocorrem com uma certa frequência no mercado de trabalho. Ter conhecimento da tabela salarial é muito importante, não só para os profissionais que querem saber se sua remuneração está correta, mas também para ajudar nas escolhas daqueles que ainda não ingressaram no mercado de trabalho.

Tabulação dos dados

Nessa etapa deve analisar os dados coletados, visando à emissão de relatórios para a empresa. É importante verificar se as informações pesquisadas foram corretamente respondidas, para não ter erros.

Deve-se organizar os salários e frequências por cargo.

Calcular as medidas estatísticas como: média aritmética ponderada: 1º Quartil: mediana: 3º Quartil: moda bem como os dados corporativos de menor, maior salario e o desvio da empresa em relação ao mercado.

Análise dos resultados

Segundo Milkovich e Boudreau (2009) ficar na média da concorrência possibilita igualdade de condições para atrair e reter talentos, enquanto se posicionar acima ou abaixo da concorrência pode maximizar ou minimizar as possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com