TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor de palavra de administração

Tese: Valor de palavra de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Tese  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Passo 1

1. Significado da palavra Administração

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendencia para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que presta um serviço a outro. No entanto a palavra administraçao passou por uma radical mudança em seu significado original. A tarefa da Administração passou a ser de interpretar os objetivos oferecidos pela organização e mudá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos de maneira adequada à situação e garantir a competitividade em um mundo de negócios altamente concorrencial e complexo. A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.

2. Escola Clássica e Escola da Administração Científica

A escola do processo administrativo não define somente o processo administrativo, mas também o papel dos gerentes em termos dessas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. A escola clássica teve grandes figuras e importantes administradores como Taylor, Fayol e Gantt. O inicio da escola de administração científica foi desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick Taylor, conhecido como pai da organização cientifica do trabalho. Seu principal foco estava em aumentar a eficácia da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. Taylor revolucionou o jeito de trabalho através da implantação de métodos científicos. A sua preocupação era em acabar com desperdícios e perdas sofridas pelas indústrias e crescer os níveis de produtividade. Segundo Fayol a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo) que requer algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Ele desenvolveu a Teoria Clássica, começando a separar conhecimentos tecnológicos de habilidades administrativas, ele acreditava que a habilidade administrativa era mais importante que se requeria da direção da empresa.

Em seus últimos anos de vida, dedicou-se a anunciar princípios de administração, que tinham como base sua experiência de vida. Fundou o centro de estudos administrativos nos quais fizeram parte, funcionários do governo, escritores, filósofos e militares. Gantt, consultor, usou a psicologia como estratégia para aumentar a produtividade. Reconheceu a eficiência de incentivos não monetários dando importância a moral do trabalhador. Dentro das empresas aplicou a racionalização no campo da produção e, também em vendas e finanças. Era humanista preocupado com o bem estar dos trabalhadores. Os gráficos de Gantt foram usados para planejar e controlar campanhas militares tais como na Primeira Guerra Mundial, em grandes projetos como a represa Hoover nos EUA. Através desse tipo de planejamento e acompanhamento a gerencia da produção tem a possibilidade de verificar todos os serviços em andamento, quais deverão ser executados em um determinado período. Quando houver imprevistos do processo de fabricação é possível realizar estudos que possibilitem a gerencia tomar uma decisão com rapidez, através da visualização da programação de cada processo.

3. Pesquisa sobre a Revolução Industrial

Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Foi determinada pela entrada da maquina a vapor na industria têxtil e locomotiva, nesse periodo a produção deixou de ser artesanal e passou a ser um produto. Criação de novos meios de transportes, como ferroviários e navio a vapor, facilitando o transporte de mercadorias. A troca do trabalho artesanal para o industrial, a substituição do suor humano por máquinas. Os trabalhadores enfrentavam más qualidades de vida, com salario baixo e sem nenhum direito. Houve a exploração do trabalho infantil e o trabalho das mulheres com salarios abaixo dos homens. A procura de consumidores e de matéria-prima na Ásia e África através do neocolonialismo. A Segunda Revolução Industrial iniciou no final do século XIX, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. Caracterizou-se pela criação e uso de novas tecnologias como carros, ônibus, avião. A produção se tornou mais eficiente, aumentando a produtividade e reduzindo os custos. Principais fontes de energia sendo o petróleo e a energia elétrica. Avanço da tecnologia com a utilização de telefone e rádio, ampliando assim a comunicação e ficando cada vez mais pertos das noticias e informações.

Podemos considerar os avanços tecnológicos como a terceira etapa da revolução industrial iniciando-se no século XX. Foi introduzida uma nova fonte de energia como a nuclear. Os trabalhadores receberam melhorias no serviço com ampliação no direito trabalhista. Desenvolvimento da genética e da biotecnologia, disponibilizando novos recursos para a área médica e fortalecendo a indústria de medicamentos. Na década de 70 começaram as transformações e junto com elas as preocupaçoes com o meio ambiente, tais como, aquecimento global, efeito estufa, desmatamentos, entre outros causados pela revolução industrial.

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »